61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 2. Geofísica
O GRAVIMETRO WORDEN 178 DO OBSERVATÓRIO NACIONAL, PIONEIRO NO LEVANTAMENTO SISTEMÁTICO DA GRAVIMETRIA NO BRASIL EM 1955-58, EXPOSTO NO ANDAR DA COORDENAÇÃO DE GEOFÍSCA      
Marcomede Rangel Nunes 1
Iris Pereira Escobar 1
Joelson Moreira 1
1. Observatório Nacional
INTRODUÇÃO:

O levantamento sistemático da gravimetria no Brasil começou em 1955 com a aquisição pelo Observatório Nacional do primeiro gravímetro Worden numero 178, da firma Houston Technical Laboratories (EUA), através do CNPq, em projeto de seu diretor na época Lélio Gama (1892-1981). Com a colaboração do técnico João Gualda foram realizados 1404 estações gravimétricas em dez estados brasileiros de 1955 a 1958, que foram: Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Mostramos o gravímetro, seu funcionamento, o percurso realizado nesses quatro anos de trabalho pioneiro, medidas realizadas.

METODOLOGIA:
Pesquisa documental e instrumental.
RESULTADOS:

Mostramos o gravímetro, seu funcionamento, o percurso realizado nos quatro anos de trabalho pioneiro, numa época de poucas estradas asfaltadas, algumas medidas realizadas, e o local que ora se encontra exposto, dentro de uma caixa de vidro, com informações sobrele ela, no segundo andar do prédio Emmanuel Liais, no campus do Observatório Nacional, no Impérial bairro de São Cristovão, no Rio de Janeiro.

CONCLUSÃO:
O trabalho é uma contribuição a História da Técnica no Brasil, bem como de mais um trabalho pioneiro do Observatório Nacional, criado em 1827, por D. Pedro I, cinco anos após a proclamação da indepedência do Brasil, e desde 2000 um dos institutos do MCT. A exposição do equipamento, bem como seu funcionamento, reforça a tese da necessidade das próprias instituições contarem sua própria História da Técnica, com a ajuda do conhecimento dos que ali trabalham ou trabalharam.
Instituição de Fomento: Observatório Nacional - MCT
Palavras-chave: História da Técnica, Gravimetria, Geofísica.