61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
ESTUDO QUÍMICO INORGÂNICO DE SEMENTES DE MARACUJÁ
Cláudia Cândida Silva 1
Lidia Medina Araujo 2
1. Universidade do Estado do Amazonas –UEA
2. Universidade Federal do Amazonas – UFAM
INTRODUÇÃO:
As indústrias processadoras de polpa do fruto de maracujá (Passiflora edulis f. flavicarpa), gera como resíduo as sementes. Estas são conhecidas e foi estudada a qualidade dos seus óleos por vários pesquisadores. As indústrias já possuem mecanismos de extração e seus componentes em ácidos graxos mais importantes foram caracterizadas como: ácido oléico, linoléico, linolênico e palmítico, onde atualmente são aproveitadas pelas indústrias de cosméticos. A extração do óleo das sementes usualmente é processada pelas indústrias por prensagem mecânica e o rendimento varia de 22 a 28 %. O resíduo gerado depois desta prensagem (torta) ainda não possui utilização bem definida. Ele apresenta biomassa de boa qualidade e pode ser utilizado para enriquecimento de adubo orgânico por ser fontes de nitrogênio, fósforos e potássio, e matéria-prima para produção de carvão ativado. Também tem potencial de ser pesquisada na área de nanotecnologia, para obtenção de nano polímeros. O objetivo deste trabalho é o estudo dos constituintes químicos da biomassa por fluorescência de raios-X, técnica não destrutiva de análise multielementar, em dois tipos de amostras: uma com lipídeo residual e outra com amostra desengordurada.
METODOLOGIA:
Foram estudados dois tipos de amostras: uma com lipídio residual proveniente da extração do óleo por prensagem mecânica e outra com amostra derivada da mesma, porém, desengordurada pelo método Bligh-dyer sugerido pela A.O.A.C(1988). Para a realização das análises foi empregado o método de fluorescência de raios-X (EDX), com o equipamento modelo Shimadzu® EDX700, tubo de ródio, tempo de exposição de 200 s, com voltagem entre 0 e 40 KeV. Todos os elementos foram identificados por suas energias Kα e/ou Kβ (K. Janssens, 2003), e suas quantificações foram realizadas baseando-se em suas intensidades (cps/uA), com uso de padrões externos, utilizando o programa Origin 7.5 (Originlab, 1991). Todas foram realizadas em triplicatas e os resultados expressos em mg/g.
RESULTADOS:
Para as amostras com lipídios residual foram encontrados os elementos: P, S, Cl, K, Ca, Fe, Cu, Zn e Rb. Destes, foram quantificados Cl (0,047 ± 0,001 mg/g); K (2,464 ± 0,001 mg/g); Ca (0,295 ± 0,001 mg/g); Fe (0,244 ± 0,001 mg/g) e Zn (1,187 ± 0,001 mg/g). As amostras desengorduradas apresentaram os seguintes elementos: P, S, K, Ca, Fe, Cu, Zn e Rb. Mais uma vez, foram quantificados os seguintes: K (1,235 ± 0,001 mg/g); Ca (0,059 ± 0,001 mg/g); Fe (0,234± 0,001 mg/g) e Zn (1,187 ± 0,001 mg/g). Quando se comparam os dois tipos de amostras, nota-se que o elemento cloro não é observado nas amostras desengorduradas e por sua vez, ocorreu uma diminuição considerável da concentração de K e Rb.
CONCLUSÃO:
A presença de metais nas amostras sugere a necessidade de realização de ensaios para suas quantificações sempre que o óleo das sementes for utilizado em cosméticos, perfumes e produtos de higiene pessoal, pois parte destes elementos encontrados pode ser complexados e extraídos. A presença de não-metais no óleo foi observada nas análises, podendo apresentar-se como sais inorgânicos, ou compostos organo-clorados ou sulfurados, necessitando de uma análise de substâncias isoladas para avaliar o grau de toxicidade destes elementos.
Palavras-chave: Biomassa da semente maracujá, Fluorescência de raios-X por dispersão de energia (EDX), Análise multielementar inorgânica.