61ª Reunião Anual da SBPC |
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 6. Lingüística |
SOBRE A AFASIA NA FONOAUDIOLOGIA BRASILEIRA: PERSPECTIVAS TEÓRICO-CLÍNICAS E A FORMAÇÃO DE TEAPEUTAS |
FLÁVIA RODRIGUES ANDRADE 1 SUZANA CARIELO DA FONSECA 2 |
1. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - PUCSP 2. PORFª. DRA.; DEPARTAMENTO DE LINGUÍSTICA / LAEL / PUCSP |
INTRODUÇÃO: |
A AFASIA É A “PERDA OU PERTURBAÇÃO DA LINGUAGEM CAUSADA POR LESÃO CEREBRAL” (BENSON & ARDILA, 1996: 3). ESSA DEFINIÇÃO, REPETIDA SISTEMATICAMENTE NA AFASIA MÉDICA E FONOAUDIOLÓGICA, DEIXA VER QUE TAL QUADRO PATOLÓGICO CARACTERIZA-SE POR UMA DUPLA PERTURBAÇÃO: ORGÂNICA (LESÃO CEREBRAL) E LINGÜÍSTICA (SINTOMA NA FALA/ESCUTA). TENDO |
METODOLOGIA: |
PARA ESTE ESTUDO, FOI REALIZADA UMA REVISÃO CRÍTICA DA LITERATURA PERTINENTE AO TEMA, COM O INTUITO DE DISCERNIR POSSÍVEIS LINHAS DE INVESTIGAÇÃO NO ESTUDO DA AFASIA NO BRASIL E ANALISAR O MODO DE RELAÇÃO QUE ELAS ENTRETÊM COM AS GRANDES LINHAS DE PENSAMENTO DA AFASIOLOGIA MÉDICA E FONOAUDIOLÓGICA, DESENVOLVIDA NAS GRANDES ESCOLAS (PRINCIPALMENTE, AMERICANA, CANADENSE E EUROPÉIA). FOI UTILIZADO, TAMBÉM, UM INSTRUMENTO DE PESQUISA (UM QUESTIONÁRIO) COM O INTUITO DE COMPLEMENTAR A REFERIDA INVESTIGAÇÃO. ESSE QUESTIONÁRIO FOI ENVIADO – VIA E-MAIL - ÀS COORDENADORIAS DOS CURSOS DE FONOAUDIOLOGIA DE UNIVERSIDADES BRASILEIRAS. INICIALMENTE, UMA CARTA DE APRESENTAÇÃO REFERENTE À PESQUISA FOI ENVIADA À INSTITUIÇÃO, COM UM CONVITE PARA CONTRIBUIR COM A INVESTIGAÇÃO. POSTERIORMENTE, |
RESULTADOS: |
DUAS PERSPECTIVAS MOVIMENTAM OS ESTUDOS AFASIOLÓGICOS BRASILEIROS: (1) PERSPECTIVA NEUROLINGÜÍSTICA. CONFIGURADA PELA APLICAÇÃO DE CONCEITOS DA NEUROLOGIA, LINGÜÍSTICA E/OU PSICOLOGIA, ABRIGA TRÊS DIFERENTES ABORDAGENS: (A) “ABORDAGEM ENUNCIATIVO DISCURSIVA”, REPRESENTADA PELO TRABALHO DA PROFª. DRª. MARIA IRMA HADLER COUDRY, NA UNICAMP; (B) “ABORDAGEM DO LABORATÓRIO DE NEUROLINGUÍSICA DA USP”, DISCUTIDA A PARTIR DO TRABALHO IMPLEMENTADO PELA PROFª. DRª. LETÍCIA LESSA MANSUR; (C) “ABORDAGEM DA NEUROPSICOLOGIA COGNITIVA”, MOVIMENTADA NA REFLEXÃO DA PROFª. DRª. KARIN ZAZO ORTIZ, NA UNIFESP. EM (A) E (B) HÁ INFLUÊNCIA EXPLÍCITA DE VERTENTES AMERICANAS E EUROPÉIAS, COM ATRIBUIÇÃO DE GRANDE IMPORTÂNCIA AOS TESTES COMO INSTRUMENTO DIAGNÓSTICO. JÁ (C) ROMPE COM OS DISPOSITIVOS AVALIATIVOS DA NEUROLINGÜÍSTICA CLÁSSICA, COLOCANDO |
CONCLUSÃO: |
FOI POSSÍVEL VERIFICAR QUE NAS UNIVERSIDADES ONDE SE REALIZAM INVESTIGAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE A AFASIA E A CLÍNICA COM AFÁSICOS (UNICAMP, USP, UNIFESP, PUCSP), HÁ UM COMPROMISSO COM O TRIPÉ ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. NELAS, A FORMAÇÃO DE TERAPEUTAS ESPECIALIZADOS SE FAZ |
Instituição de Fomento: PIBIC-CEPE |
Palavras-chave: AFASIA, FONOAUDIOLOGIA, CLÍNICA DE LINGUAGEM. |