61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 8. Fisioterapia e Terapia Ocupacional - 1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional
FISIOTERAPIA NA ASSISTÊNCIA A PORTADORES DE SOFRIMENTO PSÍQUICO NA USF SÃO JOSÉ/SANTA MARIA-RS
Lícia Assunção Cogo 1
Angela Diehl Miranda 1
Candissa Silva da Silva 1
Maria Saleti Lock Vogt 2
Maria Denise Schmitd 3
1. Acadêmicas do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Santa Maria
2. Profª Drª orientadora do projeto e docente da UFSM
3. Profª do Curso de Enfermagem da UFSM
INTRODUÇÃO:

A discussão internacional sobre a atenção à saúde mental criou como eixo estruturador modelos centrados nas populações locais e dentro de suas redes sociais. Isso propicia uma atenção mais humanizada e efetiva, possibilitando alternativas de tratamento e convívio na comunidade, visando a promoção, prevenção e tratamento. A Fisioterapia se insere na comunidade com o objetivo de promover melhor qualidade de vida aos usuários participantes do projeto de extensão Saúde Mental na Atenção Básica: Cuidados a Portadores de Sofrimento Psíquico no Ambiente Domiciliar - USF São José, Santa Maria-RS; desenvolvido pelos cursos de Fisioterapia e Enfermagem da UFSM.

 

METODOLOGIA:

A metodologia escolhida foi a visita domiciliar, desenvolvendo uma aliança terapêutica através de trabalhos de alongamento, relaxamento corporal e consciência corporal.

 

RESULTADOS:

Através de relatos dos usuários participantes constatou-se uma melhoria da qualidade de vida pelo alívio da sobrecarga, o que vem a influenciar seu comportamento, afeto e percepções de seu próprio eu, contribuindo para a diminuição de seu sofrimento psíquico.

CONCLUSÃO:

O Fisioterapeuta desempenha importante papel na promoção à saúde mental quando alia o trabalho corporal ao acompanhamento terapêutico, pois esse proporciona conviver com o usuário em seu ambiente, participando de sua realidade. Isso promove alternativas saudáveis a sua rotina diária.

 

Instituição de Fomento: Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: Fisioterapia, Saúde Mental , Qualidade de Vida.