61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA – PCE:  FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES(AS)
LUCILENE DOS SANTOS PACHECO 1
SILVIA LIMA DOS SANTOS 1
1. Secretaria Municipal de Educação de Manaus - SEMED
INTRODUÇÃO:

Este projeto de pesquisa trata-se de uma investigação sobre a contribuição do Programa Ciência na Escola no processo contínuo da formação docente. Para efeito de delimitação da pesquisa definimos como sujeitos o grupo pioneiro de pesquisadores do programa PCE da escola Municipal Francisca Pereira de Araújo. Com base na temática formação contínua e pesquisa, buscamos investigar a contribuição do PCE à formação docente. Diante do que denominamos de “grande novidade”, começamos a ficar inquietas para registrarmos o grande movimento que as pesquisas desencadearam dentro do espaço escolar. Tínhamos a hipótese de que o PCE seria mais uma política pública educacional qualquer para enobrecer as secretarias de educação do Estado do Amazonas. Com tantos caminhos a percorrer definimos apenas o da formação docente contínua. E assim, determinamos o objetivo linear de nossos estudos: verificar e analisar a contribuição do PCE ao processo de formação docente, bem como as conquistas profissionais ao ser um professor pesquisador.

METODOLOGIA:

Esta pesquisa no primeiro momento realizou-se a partir de estudo teórico – pesquisa bibliográfica. Utilizamos para levantar dados o instrumento de pesquisa entrevistas e questionários. Realizamos reuniões para registrarmos a troca de experiências. Quanto às análises dos dados são do tipo qualitativo e para divulgação dos resultados estamos na construção de uma obra – LIVRO.  

 

RESULTADOS:
  • O apoio da Secretaria Municipal de Educação que se mobilizou para organizar uma equipe para realizar acompanhamento com os professores envolvidos no PCE;
  • A preocupação da equipe da FAPEM para com os professores SEMED E SEDUC quanto aos procedimentos burocráticos e também em relação á prestação de contas;
  • O Apoio Técnico visto a complexidade de desenvolver pesquisa, onde os pesquisadores ainda são muito crianças, o A/T é essencial para  a pesquisa;
  • O envolvimento da Gestora e Pedagoga em vista a preocupação com a equipe de pesquisadores da escola – (Francisca Pereira de Araújo);
  • A equipe da FAPEAM que acompanhou os projetos na escola;
  • A equipe da SEMED que acompanhou os projetos na escola;
  • O apoio financeiro – para fazer pesquisas científicas as verbas são necessárias;

 

Para tanto constatamos que o Programa PCE indubitavelmente foi uma contribuição dada ao processo educacional, isso porque, tanto professores quanto alunos tiveram grande oportunidade de realizarem pesquisa de cunho científico. Quanto às conquistas profissionais dos professores pesquisadores estão relacionadas ao fato dos professores sentirem-se valorizados e também pensam em estudos mais profundos, que no caso vem a ser pesquisa pós graduação - mestrado.

 

CONCLUSÃO:

Ao retomar ao início da proposta desta investigação imaginamos logo ao caminho percorrido e as interfaces entre o ato de pesquisar e ser sujeito pesquisado, até chegarmos ao final da pesquisa (Dez 2008). Quando estruturamos nosso estudo não perdíamos de vista alguns dos objetivos do Programa Ciência na Escola – contribuir para a formação, despertar a vocação científica (...) e incentivar talentos entre os estudantes de ensino público do Amazonas. E assim, acompanhamos sistematicamente os projetos: (Dengue, Horta, Arte; Multimídias, Universo Mítico Amazônico, Arborização, Rituais e Lendas de povos Indígenas e Dança na Escola). Esteve no âmbito da pesquisa perceber quando os sujeitos investigados sentiram-se  um pouco perdidos para sistematizarem dados, construção de relatórios científicos, apresentações orais, prestações de contas. Atrelado a isso, havia toda dinâmica que as pesquisas faziam ebulir no espaço escolar. Dinâmica esta, não somente no fazer docente dos professores pesquisadores, mas também, no processo de aprendizagem educacional, dos alunos(as). Através da troca de conhecimentos reconstruirmos novos saberes a partir do ‘fazer pesquisa científica’. A formação continuada do professor é apenas uma das tantas necessidades para elevar a qualidade na educação. Finalmente, em nossos resultados podemos afirmar que: esta experiência de desenvolver investigações científicas PCE, significou para os professores da educação básica uma relevante contribuição à formação contínua. Haja vista, que a aprendizagem construída através do ato de pesquisar/investigar, conduziu a uma mudança na prática de ensino, e, que certamente será referência para o processo de mudança na qualidade da educação no Estado no Estado do Amazonas, isso por conta deste passo inicial de PESQUISAS CIENTÍFICAS do PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA – PCE.

Instituição de Fomento: Fundo de Amparo a pesquisa do Estado do Amazonas -FAPEAM
Palavras-chave: Formação Docente, Pesquisa, Educação Básica.