61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 1. Anatomia Vegetal
CARACTERIZAÇÃO ANATÔMICA DE TRÊS ESPÉCIES DE PASPALUM (POACEAE:PANICEAE)
Iugo Cordeiro Galhardo 1
Eli Noronha Neto 1
Tarcisio Filgueiras 1
Dalva Graciano-Riberio 1
1. 1. Departamento de Botânica – Universidade de Brasília/UnB
INTRODUÇÃO:

O presente trabalho apresenta uma contribuição ao estudo morfo-anatômico da lâmina foliar de Paspalum caespitosa, Paspalum divergens e Paspalum pleostachyum (Poaceae:Panicoideae:Paniceae). Paspalum L. é o maior gênero de gramíneas no Brasil (mais de 220 spp.). Suas espécies ocupam os mais variados habitats e, conseqüentemente, apresentam enorme variabilidade morfológica. As espécies foram escolhidas em virtude de não estarem encaixadas em um grupo específico deste gênero, apesar destes grupos representarem categorias taxonômicas informais. Estas categorias poderão ser formalizadas ao nível de seções infragenéricas, quando suas revisões abrangerem, de maneira segura, todo o gênero. Suspeita-se que estas espécies pertençam ao grupo Linearia. Assim, esta pesquisa tem por objetivo caracterizar anatomicamente, com ênfase na morfologia foliar interna, estas três espécies de Paspalum, com a finalidade de sanar as dúvidas sobre a qual grupo estas espécies pertencem, auxiliando desta forma no estudo da taxonomia. 

METODOLOGIA:

Exemplares de Paspalum caespitosa, Paspalum divergens, Paspalum pleostachyum foram coletados em estágio reprodutivo na região Nordeste pela pesquisadora Drª Regina C. Oliveira da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Após a coleta, parte do material foi processado para a confecção de exsicatas, sendo a outra parte fixada em álcool etílico 70%. Para o estudo anatômico do colmo e da folha, utilizaram-se o segundo entrenó e a segunda folha.

Para confecção dos cortes transversais, porções da região mediana da lâmina foliar foram cortadas a mão livre em micrótomo de mesa. Os cortes foram clarificados em hipoclorito de sódio a 20% e posteriormente a 50%, lavados em água destilada e corados; foram corados com azul de alcian:safranina 1% (5:1) e a montagem final foi realizada com resina (Paiva et al., 2006).

Os cortes paradérmicos foram feitos de acordo com o método do ácido nítrico, proposto por Ghouse, A. K. M. & Yunun, M. (1972), sendo as epidermes coradas com azul de metileno e bórax 1% e montadas em lâmina com resina. Todas as lâminas foram observadas e fotografadas em fotomicroscópio Olympus.

RESULTADOS:

A observação em microscópio óptico dos cortes paradérmicos mostrou que a epiderme das três espécies estudadas é constituída por células de forma e dimensões variadas, organizadas em zonas costais ou marginais e intercostais. Estas espécies de gramíneas mostraram grande dificuldade e resistência no que diz respeito ao processo de dissociação das epidermes abaxial e adaxial para montagem das lâminas, tendo como uma das possíveis explicações para tal fato, uma alta quantidade de sílica depositada nos elementos celulares, elemento muito abundante na crosta terrestre e rico na lâmina foliar de bambus, conforme observou Motomura et al. (2000).

Em Paspalum caespitosa a forma da lâmina é linear com ondulações na face adaxial. O número de feixes vasculares de primeira ordem são três, o de segunda ordem são dois e os de terceira ordem são treze.

Em Paspalum divergens a forma da lâmina é em “V” fechado com ondulações na face adaxial. O número de feixes vasculares de primeira ordem são sete, os de segunda ordem é um e os de terceira ordem são vinte e um.

Em Paspalum pleostachyum a forma da lâmina é em “V” aberto com ondulações na face adaxial. O número de feixes vasculares de primeira ordem são cinco, os de segunda ordem são um e os de terceira ordem são dezessete.

CONCLUSÃO:

Observou-se que as espécies apresentam como características marcantes: lâmina foliar extremamente pilosa, com macrotricomas "em almofadas"; macrotricomas longos, médios e curtos; microtricomas, face superior constituída por células buliformes; folha anfiestomática com estômatos halteriformes e células subsidiárias em forma de cúpula e triangular, sendo que o maior número de estômatos aparece na face abaxial; mesofilo típico de vegetais com síndrome Kranz (metabolismo C4) distância intervenal de 2-3 células e apenas uma bainha de feixe; em vista frontal a face adaxial, na região costal, apresenta células silicificadas halteriformes, quadradas, estreitas e selim.

Portanto, foram encontrados nas três espécies estudadas, aspectos característicos do gênero Paspalum L., como tipos celulares, tecidos e suas distribuições no órgão vegetativo estudado, além de características que os diferem das demais espécies deste gênero, possibilitando estudos posteriores de classificação e identificação de Gramíneas.

Palavras-chave: Anatomia Foliar, Taxonomia, Gramíneas.