61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 6. Recursos Florestais e Engenharia Florestal
POTENCIAL DA UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS MADEIREIROS: REALIDADE OU UTOPIA?
Daniel Marinho da Costa 1
Felipe Ramos dos Reis Junior 1
Claudete Catanhede do Nascimento 1
Jair Ferreira Batista 1
Jose Maria dos Santos 1
Roberto Daniel de Araújo 1
1. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia /INPA
INTRODUÇÃO:
Historicamente o agro negocio da madeira é uma atividade existente desde os primórdios de sua exploração, desenvolvido há mais de 300 anos. Inicialmente, esta atividade não causava grande impacto à floresta, pois os madeireiros exploravam apenas um pequeno número de espécies diferentes dos dias atuais. Pesquisas têm sido desenvolvidas para quantificar e qualificar os resíduos provenientes do processamento mecânico da madeira em serrarias do Estado do Amazonas, as quais demonstram que a quantidade e qualidade dos resíduos estão correlacionadas com a qualidade da tora como ocosidade, rachaduras e não uniformidade do fuste, lay-out da serraria, mão-de- obra não qualificada, tipos de equipamentos utilizados, condições de trabalho dos operadores e destino dos produtos gerados durante o processamento mecânico, principalmente quando os produtos comercializados são para o consumo externo, dada às exigências do comprador que determina as especificações das peças tamanho e espwessura. Os resíduos variam em torno de 55 a 75%, e o aproveitamento destes na cadeia produtiva da madeira se faz necessário, desde a sua exploração na floresta até a elaboração de produtos. Portanto, dado ao panorama atual e a necessidade de ter conhecimento da qualidade dos resíduos, o presente trabalho visa caracterizar as dimensões dos desperdícios gerados durante processamento mecânico.
METODOLOGIA:
Para o desenvolvimento da proposta fez-se avaliação dos resíduos madeireiros com 12% de umidade da espécie Nectandra rubra Mez – Louro gamela, procedentes do processo de classificação para comercialização da Empresa Precious Wood Mil madeireira” sediada no município de Itacoatiara. Primeiramente, as amostras foram separadas por comprimento para posteriormente serem mensuradas seu comprimento, a espessura e a largura com fita métrica, totalizando em 274 amostras. Após mensuração, as amostras foram avaliadas para verificar existência de trincas, rachaduras ou fungos, selecionando os resíduos isentos de defeitos dentro de cada lote de acordo com suas dimensões. Considerando a representação dos resíduos nos lotes mensurados, retirou-se uma amostra de cada variação, para projeção e confecção de produtos. Os produtos foram projetados de maneira que fosse fácil de ser confeccionados, utilizassem poucos equipamentos e não gerassem mais resíduos. As atividades foram realizadas no Laboratório de Engenharia de Artefatos de Madeira do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA. Os resultados foram analisados com base na estatística descritiva e viabilização  de confecção.
RESULTADOS:
Nas medições das amostras dos resíduos coletados, percebeu-se grande variabilidade principalmente em relação ao comprimento com variação de 28 a 110 cm, com a maior quantidade no comprimento de 58 a 70cm em torno de 70%, 50cm (20%) e 30cm (10%). Enquanto a largura variou de 20 a 63cm com maior representação na faixa de 60cm com 65%, 30cm (15%) e 20cm (20%). Os resíduos diagnosticados são provas vivas dos desperdícios tão comentados pelas instituições de pesquisas e órgãos governamentais, pois, setenta por cento dos resíduos mensurados são de excelente qualidade, por não apresentarem trincas ou fungos e por estarem com conteúdo de umidade para serem utilizados na confecção de produtos. Pelas dimensões dos resíduos percebe-se que a retirada destas amostras das pranchas ou tabuas a serem comercializadas seja decorrente da exigência do consumidor, em relação ao seu comprimento, pois foi possível detectar uniformidade das peças retiradas. Quanto à utilização das três amostras na confecção dos produtos é uma realidade, pois foi possível confeccionar cinco produtos, 2 porta papel, 2 descanso de panela e 1 bandeja, com acabamento em cera de carnaúba, verificando sua potencialidade no desenvolvimento de artefatos. Os equipamentos utilizados na confecção dos produtos foram serra fita, desemgrossadeira e desempenadeira.
CONCLUSÃO:
Setenta por cento dos resíduos coletados, possuem excelente qualidade com viabilidade de utilização na confecção de artefatos de pequeno porte, por não apresentarem trincas e fungos. Com os resíduos de 90cm, 50cm e 30cm com suas respectivas espessuras de 60cm 30cm e 20cm foi possível confeccionar cinco produtos.
Instituição de Fomento: FAPEAM
Palavras-chave: Resíduos de madeira, qualidade, madeiras da Amazônia.