61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
PARÂMETROS INDICADORES DA MOTIVAÇÃO EM PRATICANTES DE NATAÇÃO - PROJETO PRIMEIRA IDADE ADULTA
THIAGO OLIVEIRA 1
MONIQUE ALBUQUERQUE 1
MAYZA MENDONÇA 1
RALPH BARBOSA 1
VINICIUS CAVALCANTE 1
1. Universidade Federal do Amazonas - Faculdade de Educação Física
INTRODUÇÃO:

A natação é um desporto aquático que consiste na deslocação das pessoas através dos movimentos de braços e pernas dentro da água. Teve seu início marcado pela condição de envolver uma habilidade motora que implicava, de certo modo, a sobrevivência das pessoas. Nos dias atuais, a natação, sobretudo é uma forma de entretenimento e desporto. A motivação desta prática, no contexto psicológico, se enquadra como tema complexo, principalmente com relação às técnicas aplicadas à teoria de aprendizagem e ensino. Nesta linha de abordagem, pode-se dizer que a motivação é um processo que mobiliza o organismo para a ação, a partir de uma relação estabelecida entre um ambiente, a necessidade e o objeto de satisfação. (Bock, 1999).

Com a finalidade de investigar os principais motivos da opção por esta modalidade esportiva, este trabalho foi desenvolvido, junto ao grupo de participantes do Projeto Primeira Idade Adulta (PROPRIA), iniciado em 2006.  Dentre os objetivos desse projeto, encontra-se a necessidade de promover melhor qualidade de vida aos funcionários e universitários (UFAM). As modalidades realizadas são hidroginástica e natação.

METODOLOGIA:

A metodologia utilizada centrou-se em analisar elementos quantitativos, obtidos através de cadastros, registros e levantamentos com 14 participantes, sendo nove do sexo feminino e cinco do sexo masculino, com faixa etária de 18 a 23 anos, acadêmicos e funcionários da UFAM, participantes do Projeto Primeira Idade Adulta (NEIDA/FEFF-UFAM) matriculados na disciplina Natação. O treinamento aplicado ocorreu duas vezes na semana em dias alternados, terças e quintas-férias no horário de 13:00 as 14:00, na piscina da Faculdade de Educação Física, que possui dimensões de 25 x 15 metros. O objeto de investigação utilizado para coleta de dados foi o questionário motivacional composto de 11 perguntas direcionadas e orientadas sobre os seguintes aspectos: psicológico, fisiológico, motor e social. As perguntas tiveram caráter objetivo e referente aos motivos que levaram opção pela prática da natação. O questionário foi apresentado ao grupo no início das aulas de natação, e em seguida, foi solicitado aos indivíduos, participantes desta pesquisa que logo após a prática de natação preenchessem o questionário motivacional. 

RESULTADOS:

A partir da análise dos resultados obtidos, foi possível observar que dentre os aspectos avaliados, os que tiveram maior destaque foram: fisiológico, psicológico e motor. Dentre os aspectos fisiológicos verificou-se que a melhora do condicionamento físico foi indicada em 57% dos indivíduos pesquisados, seguida da melhora da qualidade de vida correspondente a 28% e emagrecimento a 15%. Em se tratando do aspecto psicológico, ficou evidente que o fator predominante foi à diminuição do estresse com 85%. O outro fator “vencer ou perder o medo da água” representou 15% das respostas. Com relação ao aspecto motor a resposta “aprimorar as técnicas de natação” teve indicativo de 85% e “aprender as técnicas de natação” 15%.  Estes dados refletem os motivos expressos por pessoas com faixa etária entre 18 e 23 anos a selecionar a modalidade esportiva da natação, como opção de melhorias da qualidade de vida e aprimoramento da aplicação de técnicas dessa modalidade.

CONCLUSÃO:

A análise dos resultados obtidos permitiu a evidência de que o aspecto fisiológico foi predominante, seguido dos aspectos psicológico e motor respectivamente. Os principais motivos que levam à procura da prática da natação são a melhora do condicionamento físico e qualidade de vida, emagrecimento, diminuição do estresse e vencer ou perder o medo da água o que demonstra a importância e a necessidade que a atividade física possui nos dias atuais.

 

Instituição de Fomento: Universidade Federal do Amazonas
Palavras-chave: natação, motivação, fisiológico.