61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 2. Comportamento Animal
OCORRÊNCIA DE REPRODUÇÃO SEXUADA EM CERIODAPHNIA CORNUTA E BOSMINOPSIS DEITERSI NO LAGO TUPÉ, MANAUS-AM
Camila de Araújo COUTO 1
Andréia SANTA RITA Machado 1
Edinaldo Nelson dos SANTOS-SILVA 1
1. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia / INPA
INTRODUÇÃO:
Cladóceros são microcrustáceos aquáticos que se reproduzem majoritariamente de forma assexuada, por partenogênese, onde as fêmeas adultas produzem ovos que irão originar novas fêmeas partenogenéticas. Eventualmente, principalmente em situações de estresse ambiental, reproduzem-se sexuadamente. Para que isso ocorra, as fêmeas produzem machos que ao atingirem a maturidade copulam com as fêmeas e os óvulos fecundados se desenvolvem como ovos de resistência. Estes ovos geralmente são envolvidos por uma membrana, que forma uma espécie de cápsula protetora chamada efípio. Estes ovos de resistência mantém-se viáveis e podem eclodir em condições ambientais favoráveis. Este processo é chamado de diapausa (Hutchinson, 1967; Lampert e Sommer, 1997). A reprodução sexuada é um processo que não tem sido adequadamente estudado e documentado na região tropical e particularmente na Amazônia, principalmente pela crença, promovida por afirmações sem a devida fundamentação científica, de que este tipo de reprodução não ocorreria ou seria muito raro na região tropical. Nosso objetivo, portanto, foi observar e documentar o tipo de reprodução de duas espécies de cladóceros planctônicos, Ceriodaphnia cornuta e Bosminopsis deitersi que ocorrem no lago Tupé, durante um ciclo hidrológico regional.
METODOLOGIA:
O lago Tupé (3º2'36"S e 60º15´18"W) está encaixado em um vale bloqueado na margem esquerda do Rio Negro, distante 25 km a oeste de Manaus, e faz parte da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé. Foram utilizadas amostras qualitativas de zooplâncton fixadas com formol a 6% de concentração final, neutralizado (pH 7,0) com tetraborato de sódio. Estas foram coletadas mensalmente pelo programa de amostragem do projeto Biotupé, nos anos de 2003 e 2004 em 11 estações no lago Tupé, abrangendo um ciclo hidrológico completo. Foram obtidas através de arrastos aleatórios utilizando rede de plâncton com abertura de malha de 48 µm e 20 centímetros de diâmetro de boca. Ovos de resistência, fêmeas efipiais e machos foram registrados, contados e as espécies identificadas com ajuda de chaves de identificação (ELMOOR-LOUREIRO, 1997) e bibliografia especializada.
RESULTADOS:
Foram encontradas 233 fêmeas de C. cornuta em reprodução. Desse total, 5 eram efipiais e 228 partenogenéticas. No caso de B. deitersi, foram encontradas 87 fêmeas se reproduzindo, sendo 1 (uma) fêmea efipial e 86 partenogenéticas. As fêmeas efipiais foram encontradas em setembro, no final da vazante de 2003. Nas amostras do período estudado foi registrado apenas 1 (um) macho de B. deitersi, em maio (enchente). Este fato parece indicar que a reprodução sexuada está relacionada a estes períodos do ciclo hidrológico, visto que não foram encontrados machos nos períodos de vazante ou seca. A baixa freqüência de machos na população pode ser um reflexo de seu curto período de vida no ambiente. O fato de não terem sido encontrados machos de C. cornuta não significa que não haviam machos na população, pois a reprodução sexuada obrigatoriamente implica na presença do macho, porque ovos de resistência, carregados pelas fêmeas efipiais, são sempre resultado da cópula entre machos e fêmeas e a consequente fecundação dos óvulos. O ciclo hidrológico parece influenciar muito na reprodução, visto que o lago se modifica bastante quando entra e sai a água do Rio Negro, na enchente e vazante, respectivamente, o que certamente afeta estes organismos.
CONCLUSÃO:
Ocorreu reprodução sexuada em B. deitersi e C. cornuta, no final da vazante. Fato corroborado por terem sido encontradas fêmeas efipiais na população neste período. Foi encontrado 1 (um) macho de B. deitersi, na enchente. Isto indica que poderia ocorrer reprodução sexuada nesta espécie, fato já corroborado pela presença de fêmeas efipiais desta espécie. São necessários estudos mais detalhados para verificar quais são os fatores (aquáticos, biológicos ou climáticos) que determinam as estratégias reprodutivas destes organismos. Principalmente àqueles envolvidos na reprodução sexuada e diapausa.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas
Palavras-chave: Reprodução, diapausa, Cladocera.