61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 1. Silvicultura
IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DAS ESPÉCIES ARBÓREAS DO RIO GRANDE DO SUL ATRAVÉS DA INTERNET <www.ufsm.br/herbarioflorestal>    
Cristina Gouvêa Redin 1
Solon Jonas Longhi 1
Marcelo Callegari Scipioni 2
Angelo Augusto Ebling 1
Rafael Marian Callegaro 1
1. Universidade Federal de Santa Maria
2. Universidade Federal do Paraná
INTRODUÇÃO:

Atualmente o Herbário Florestal possui mais de 6.000 exsicatas arquivadas no seu acervo, além de coleções de sementes, frutos e madeira, que auxiliam na identificação e na comprovação de pesquisas de levantamentos de vegetação e taxonomia vegetal. Além da função de conservação e manutenção do acervo das coleções científicas, o Herbário Florestal do Departamento de Ciências Florestais há três anos iniciou um trabalho de banco de dados com imagens e informações sobre espécies arbóreas com a criação do site <www.ufsm.br/herbarioflorestal>, vinculado com a Universidade Federal de Santa Maria.

O acervo do banco de dados serve de consulta para todas as pessoas em geral que buscam informações e ilustrações de espécies arbóreas sem restrições de acesso ao site.

 Além das informações disponíveis como nome científico, vulgar, família e origem. O site possui um link onde os usuários podem entrar em contato com a equipe do herbário para tirar dúvidas referentes às mais diversas áreas ligadas a Engenharia Florestal, desde a silvicultura, condução, identificação e o uso das espécies, além de pedidos de informações para obtenção de sementes e mudas.

METODOLOGIA:

Para realização desse trabalho o bolsista terá acesso à página de administração do site <www.ufsm.br/herbarioflorestal/admin> desenvolvido pelo Centro de Processamento de Dados da UFSM, onde existe na página de cadastro dois links de entrada, um para cadastrar uma nova espécie e outro para editar e remover espécies.

O link <cadastrar nova espécie> está dividido em duas etapas, a primeira para informações orbigatórias:Nome popular e científico, Determinador da espécie e detalhes da mesma. Na segunda etapa serão anexadas as imagens, essas devem ter o formato JPG com o tamanho de 320 pixels de altura por 240 pixels de largura.No segundo link <editar e remover espécies> pode-se fazer as alterações necessárias.

O site na página inicial possui um link <fale conosco> onde as pessoas podem entrar em contato com o bolsista e com a equipe do herbário que o auxiliará sobre as perguntas oriundas vindas por e-mail. As dúvidas serão respondidas pelo bolsista com orientação da Equipe do Herbário ou dos professores responsáveis.

Todos os materiais botânicos registrados no site serão arquivados no acervo do Herbário Florestal, com a finalidade de comprovar a identidade do material e servir para consultas futuras sobre dúvidas na nomenclatura das espécies registradas no site.

RESULTADOS:

Como o trabalho se caracteriza por ser um Projeto de Extensão contínuo temos apenas os resultados parciais para serem apresentados. As visitas do público ao site do Herbário Florestal estão atingindo as metas esperadas, fazendo uso de um contador de vistas (www.codigofonte.net) podemos analisar os resultados.

No ano de 2008 obtivemos um total de 7775 acessos únicos à página e 9208 visitantes repetidos, os meses que mais apresentaram acessos foram Junho, com 933 acessos únicos e Novembro, com 1076 acessos únicos. Em 2009 já foram 2423 acessos únicos e 2559 visitantes repetidos ao Site do Herbário Florestal. Totalizando um número de 18355 acessos únicos e 35474 visitantes repetidos, desde maio de 2006.

Os e-mails recebidos são respondidos pelo bolsista, com base em pesquisas bibliográficas e orientação dos professores responsáveis. Desde junho de 2008 foram recebidos e respondidos 54 e-mails de vários estados brasileiros. Os principais assuntos abordados nos e-mails são quanto a identificação de espécies nativas e exóticas, lugares adequados para plantio e recomendações para arborização urbana.

CONCLUSÃO:

O trabalho caracteriza-se por ser um projeto de extensão contínuo e por isso ainda não existem conclusões estruturadas sobre os resultados obtidos. Entretanto, pode-se afirmar com base em seus resultados parciais (emails recebidos, visitas e acessos ao site) que o projeto está alcançando suas metas. As visitas ao Site do Herbário Florestal desde maio de 2006, quando foi dado início ao Projeto, já somam um total de 18355 acessos únicos. Desde o início dos trabalhos foram 120 emails recebidos e respondidos com base em pesquisas bibliográficas e consulta aos professores responsáveis.

O site do Herbário Florestal é disponível para o público em geral, e esta auxiliando tanto a comunidade acadêmica em pesquisas, quanto pessoas interessadas em conhecer espécies vegetais a descobrirem as principais características botânicas, áreas de ocorrência e para que servem as espécies de seu interesse.

Instituição de Fomento: Fundo de incentivo à extensão (FIEX)
Palavras-chave: Dendrologia, Espécies vegetais, Internet.