61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 1. Epidemiologia
PREVALÊNCIA DE Mansonella ozzardi (NEMATODA, ONCHOCERCIDAE) EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS DO MUNICÍPIO DE BOCA DO ACRE, AMAZONAS, BRASIL  
Geison Barbosa de Moraes 1
Jansen Fernandes Medeiros 2
1. Bolsista PIBIC/INPA/CNPq
2. Pesquisador INPA / Orientador
INTRODUÇÃO:

A mansonelose é uma filariose que têm como um dos agentes etiológico a Mansonella ozzardi. Apresenta sintomas semelhantes de outras doenças infecciosas, cujos principais relatos são de febre sem causa aparente, frieza nas pernas, dores nas articulações, dor de cabeça adenite ínguinocrural e parestesias com a sensação de frieza nas pernas. Sua distribuição está limitada a América do Sul, Central e algumas ilhas do Caribe. No Brasil foi encontrada no Amazonas, Roraima e Mato Grosso. Os vetores são os Ceratopogonidae e Simuliidae (Diptera), no Brasil até o momento só os simulídeo são os vetores. A M. ozzardi apresenta ampla distribuição no estado do Amazonas, entretanto ainda é uma filária pouco estudada. Portanto, o objetivo desse trabalho foi estimar as prevalências de M. ozzardi e os vetores envolvidos na sua transmissão em comunidades ribeirinhas do rio Purus, município de Boca do Acre, Amazonas.

METODOLOGIA:
O estudo foi desenvolvido nas comunidades ribeirinhas do rio Purus, no município Boca do Acre (3º21’45”N -61º26’00”W), Estado do Amazonas, Brasil. As prevalências foram medidas pelo método de gota espessa. Duas gotas de sangue (40 µl) foram obtidas por punção digital, que posteriormente foram desemoglobinizadas, coradas Giemsa e examinadas no microscópio. Quando positivas, as microfilárias (mf) foram quantificadas. Os dados foram analisados considerando sexo, faixa etária (2-9, 10-18, 19-27, 28-37, 38-47, 48-57, 58-67 e ≥68 anos) e ocupação (agricultor, dona de casa, estudante, professor e aposentado). Os simulídeos coletados foram fixados em álcool 70%, identificados, corados com hematoxilina e dissecados. Posteriormente foram examinados em microscópio óptico para identificação dos estágios larvais (L1, L2 e/ou L3) de M. ozzardi e estimado da Taxa de Infecção Parasitária (TIP).
RESULTADOS:

Foram examinados um total de 238 indivíduos, 64 (26,89%) estavam positivos para M. ozzardi. Quanto ao sexo, foi encontrado maior prevalência nos homens (119 examinados, 37 infectados, prevalência de 31,09%) do que nas mulheres (119 examinados, 27 infectados, prevalência de 22,69%). Em relação à faixa etária, as menores prevalências foram observadas nos indivíduos entre 2-9 (10,53%) e 10-18 (11,76%). Foram registradas elevadas percentagem de microfilarêmicos naqueles maiores de 28 anos de idade, com os maiores índices entre 38-47 (40,00%), 48-57 (45,45%) e 58-67 (66,66%). Os indivíduos que têm suas atividades diárias ao ar livre como os agricultores apresentaram maiores prevalências (58 indivíduos examinados, 27 infectados, prevalência de 46,55%). Foram coletados 1569 simulídeos da espécie Cerqueirellum amazonicum, 14 estavam parasitados com M. ozzardi, apresentando uma Taxa de Infecção Parasitária de 0,89%. A TIP por comunidade variou de 0 a 2,27%. Foram encontrados todos os estádios larvais de M. ozzardi, com um maior número de L1(14) seguidos por L2 (13) e L3 (7).

CONCLUSÃO:

Esse trabalho confirma que na região do Alto Purus, mais especificamente no município de Boca do Acre as prevalências de M. ozzardi são elevadas, principalmente nos indivíduos do sexo masculino, devido a maior exposição aos vetores. O grande número de pessoas com M. ozzardi no Amazonas é uma consequência da falta de políticas públicas de tratamento, pois ao longo dos anos a mansonelose têm sido negligenciada.

Instituição de Fomento: Fundação de Amaparo à Pesquisa do Estado do Amazonas -FAPEAM
Palavras-chave: Mansonella ozzardi, Mansonelose, Simuliidae.