61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 2. Medicina - 8. Medicina
A DELEÇÃO GENÉTICA DO RECEPTOR DA ANGIOTENSINA-(1-7), O RECEPTOR MAS, PROMOVE ALTERAÇÕES CRÍTICAS NA ESTRUTURA E NA FUNÇÃO RENAL EM CAMUNDONGOS.
Deivid Augusto da Silva 1
Anderson José Ferreira 2
Gregory Thomas Kitten 2
Robson Augusto Souza dos Santos 4
Ana Cristina Simões e Silva 3
Sérgio Veloso Brant Pinheiro 5
1. Aluno Iniciação Científica, Faculdade de Medicina, UFMG
2. Prof. Dr. Departamento de Morfologia, Instituto de Ciências Biológicas, UFMG
3. Profa. Dra. Departamento de Pediatria, Faculdade de Medicina, UFMG
4. Prof. Dr. Departamento de Fisiologia e Biofísica, ICB, UFMG
5. Orientador: Prof. Dr. Departamento de Pediatria, Faculdade de Medicina, UFMG
INTRODUÇÃO:
O sistema renina angiotensina (SRA) é classicamente descrito como um sistema hormonal que influencia amplamente as funções cardiovasculares e renais. Através da angiotensina II (Ang II), o SRA promove, além dos clássicos efeitos pressóricos, produz diversos efeitos não-hemodinâmicos, tais como: proliferação celular, ação profibrótica e proinflamatória. Atualmente, é clara a existência no SRA de um eixo contrarregulatório intrínseco, formado pela enzima conversora de angiotensina 2 (ECA2), pela angiotensina-(1-7) [Ang-(1-7)] e pelo receptor Mas. As funções deste eixo são, na maioria das vezes, opostas às ações exercidas pela Ang II via receptor angiotensinérgico do tipo 1 (AT1). Além disso, novos estudos têm demonstrado que as drogas usadas para o bloqueio do SRA, incluindo os inibidores da enzima conversora de angiotensina e os antagonistas do receptor AT1, possuem efeitos biológicos independentes da Ang II, em parte, atribuídos à ativação do eixo ECA2-Ang-(1-7)-Receptor Mas. Neste contexto, o objetivo do presente estudo foi avaliar o papel do receptor da Ang-(1-7), o receptor Mas, na estrutura e na função renal de camundongos.
METODOLOGIA:
Para avaliar os efeitos da deleção genética do receptor Mas, foram comparados camundongos machos C57BL/6 wild-type (Mas+/+) (n=17) e knockout (Mas-/-) (n=18), entre 9 e 10 semanas de vida. Os animais foram mantidos em sala com ciclo claro-escuro (14/10 horas), com temperatura controlada, em gaiolas metabólicas individuais com livre acesso à ração e água. Após um período de adaptação, foram coletadas amostras de urina de 24 horas e sangue para a determinação dos parâmetros de função renal: débito urinário, depuração de creatinina, fração de excreção de sódio e de potássio, depuração osmolar e de água livre e microalbuminúria. Além disso, foram avaliados: o fluxo sanguíneo renal, pela técnica de microesferas fluorescentes; a depuração de inulina, pela cinética de eliminação de inulina; a pressão arterial, através de cateter na artéria femoral acoplado a um sistema de aquisição de dados. Após a eutanásia, os rins (Mas+/+, n=4 e Mas-/-, n=4) foram extraídos para avaliar a estrutura renal através de: histomorfometria, imunohistoquímica e imunoblotting para proteínas da matriz extracelular. Pela técnica de PCR em tempo real, foram mensurados o RNAm do receptor AT1 e do fator de crescimento e transformação tipo beta (TGF-beta).
RESULTADOS:
Comparados aos animais controle Mas+/+, os camundongos Mas-/- apresentam uma redução significativa no débito urinário de 24 horas e na fração de excreção de sódio, sem alteração na depuração de água livre. Além disso, os animais Mas-/- possuem outras alterações na função renal, tais como: aumento da excreção urinária de albumina; elevação da filtração glomerular, estimada pela depuração de inulina e creatinina; e redução do fluxo sanguíneo renal. A análise histomorfométrica evidenciou uma redução no diâmetro do tufo glomerular, sem alterações no diâmetro da cápsula de Bowman ou dos túbulos proximais. A imunohistoquímica e o imunoblotting revelaram um aumento da expressão de colágeno IV e fibronectina em região mesangial glomerular e em região túbulo-intersticial cortical e medular dos animais Mas-/-, juntamente com uma elevação do colágeno III em região túbulo-intersticial cortical e medular. Estas disfunções renais e alterações fibróticas no tecido renal de camundongos Mas-/- foram associadas a um aumento da expressão do RNAm para o receptor AT1 e para o TGF-beta.
CONCLUSÃO:
Os animais Mas-/- possuem alterações na hemodinâmica renal que sugerem hiperfiltração glomerular: aumento da excreção urinária de albumina, elevação da filtração glomerular e redução do fluxo sanguíneo renal. Isto pode ser explicado pelo aumento da ação da Ang II via receptor AT1 (RNAm aumentado nos rins dos animais Mas-/-) e/ou pela ausência das ações vasodilatadoras renais da Ang-(1-7) mediadas pelo Mas. Os animais Mas-/- também apresentam retenção de sódio e redução do débito urinário, o que parece estar associado ao transporte tubular de sódio alterado, já que a depuração de água livre foi semelhante entre os grupos. Vale ressaltar que a Ang II, via receptor AT1, promove reabsorção proximal e distal de sódio, enquanto a Ang-(1-7) inibe, via Mas, a reabsorção proximal de sódio. As principais alterações morfológicas nos rins dos animais Mas-/- incluem: redução no diâmetro do tufo glomerular e aumento na expressão de colágeno III, IV e fibronectina (interstício renal), bem como de colágeno IV (mesângio renal). Estas alterações podem estar relacionadas aos efeitos aumentados da Ang II e do TGF-beta, os quais contribuem para a formação de fibrose renal, não contrabalançados pelas ações renais da Ang-(1-7). Deste modo, o receptor Mas é essencial para a estrutura e função dos rins.
Instituição de Fomento: FAPEMIG, CNPq, PRONEX.
Palavras-chave: Angiotensina, Albuminúria, Fibrose renal.