61ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 3. Engenharia Civil
    A SUSTENTABILIDADE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES): ESTUDO DE CASO UNIJUÍ-RS
Tamile Antunes Kelm 1
Diego Arthur Hartmann 1
Jeancarlo Ribas 1
Raquel Kohler 1
1. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul/UNIJUÍ
INTRODUÇÃO:

As Instituições de Ensino Superior (IES) por meio de suas estruturas físicas sejam em edifícios isolados ou conformados em campus, permitem a avaliação dos impactos urbanos e ambientais no contexto de seus respectivos entornos. Na realidade, as universidades são cada vez mais influenciadas a desempenhar um papel preponderante no desenvolvimento de uma forma de educação multidisciplinar e eticamente orientada, de forma a encontrar soluções para os problemas ligados ao desenvolvimento sustentável. A prática da gestão ambiental nas universidades, com o início do emprego do termo “eco-campus”, Sistema de Gerenciamento Ambiental (SGA) direcionado as IES, introduz uma metodologia para enfrentar a temática ambiental. Segundo a Declaração de Talloires, e pela definição da UNESCO da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável para 2005-2014, a Universidade tem um papel relevante no processo de transformação intrínseco às mudanças nas práticas de produção e de consumo da sociedade atual com vistas à sustentabilidade. Esta pesquisa apresenta uma discussão sobre o papel das Instituições de Ensino Superior, em relação ao desenvolvimento sustentável, na pesquisa, ensino e extensão e também no emprego de técnicas sustentáveis na infra-estrutura, apresentando como estudo de caso a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí.

METODOLOGIA:

Trata-se de uma ampla pesquisa que está sendo executada em três etapas distintas.A  primeira etapa, já concluída, consistiu na caracterização da universidade: levantamento da área construída, vegetada, de circulação de pedestres e veículos,  estacionamento do campus Ijuí; o número de alunos, funcionários e professores; o acervo bibliográfico referente ao tema sustentabilidade, dados referentes aos trabalhos realizados na pesquisa e na extensão universitária. Os dados foram obtidos através de documentos, projetos e informações disponibilizadas junto aos setores específicos, bem como no site da universidade. A segunda etapa está relacionada com o levantamento de práticas sustentáveis considerando os aspectos relacionados à vida universitária no campus de Ijuí. Posteriormente serão analisados o campus de Panambi e Santa Rosa.

RESULTADOS:

Os resultados obtidos da primeira etapa da pesquisa mostram que a comunidade acadêmica em 2008, é de aproximadamente 10.000 alunos, 531 professores e 597 funcionários. A Unijuí é atualmente composta de 39 cursos de graduação e 36 de pós-graduação. Em certos cursos de graduação que passaram por reforma curricular recentemente foram implantadas atualizações temáticas nos currículos de forma a inserir os temas ambientais e de sustentabilidade em diferentes componentes curriculares. Nos cursos de pós-graduação, 3 apresentam enfoque voltado especificamente para os temas ambientais. Quanto aos projetos de pesquisa (40 áreas, 73 linhas e 116 projetos) e de extensão (7 áreas, 20 linhas e 52 projetos) desenvolvidos na Unijuí, foram identificados 4 projetos cujo tema relaciona-se com o meio ambiente.O campus Ijuí,  está implantado em uma área  de  48 ha, com área construída de aproximadamente 36.788,23 m², apresentando 207761,65 m² de área vegetada,  16531,28 m² de sistema viário e 15504,94 m² de estacionamento. Em relação à infra-estrutura, o campus Ijuí possui área de cobertura de 28.134,00 m² e uma vazão total de 82.058 L/min. O abastecimento do campus é realizado por poço artesiano e o consumo diário é de aproximadamente 85 mil litros, uma quantidade muito grande e que poderá ser reduzida com o armazenamento de água pluvial, para lavar calçada, limpeza em geral e abastecimento de bacias sanitárias.

CONCLUSÃO:

Até o momento, com os dados já levantados pode-se afirmar que a Unijui está desempenhando seu papel, formando profissionais responsáveis e comprometidos com o tema em questão. Entende-se a importância de sua participação, consciente de que a mudança efetiva do comportamento da sociedade é gradual e contínua e isso se aplica igualmente a comunidade acadêmica.

Instituição de Fomento: MEC SESU, PIBIC/UNIJUÍ
Palavras-chave: sustentabilidade, eco-campus, água pluvial.