61ª Reunião Anual da SBPC |
B. Engenharias - 1. Engenharia - 3. Engenharia Civil |
A SUSTENTABILIDADE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES): ESTUDO DE CASO UNIJUÍ-RS |
Tamile Antunes Kelm 1 Diego Arthur Hartmann 1 Jeancarlo Ribas 1 Raquel Kohler 1 |
1. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul/UNIJUÍ |
INTRODUÇÃO: |
As Instituições de Ensino Superior (IES) por meio de suas estruturas físicas sejam em edifícios isolados ou conformados em campus, permitem a avaliação dos impactos urbanos e ambientais no contexto de seus respectivos entornos. Na realidade, as universidades são cada vez mais influenciadas a desempenhar um papel preponderante no desenvolvimento de uma forma de educação multidisciplinar e eticamente orientada, de forma a encontrar soluções para os problemas ligados ao desenvolvimento sustentável. A prática da gestão ambiental nas universidades, com o início do emprego do termo “eco-campus”, Sistema de Gerenciamento Ambiental (SGA) direcionado as IES, introduz uma metodologia para enfrentar a temática ambiental. Segundo a Declaração de Talloires, e pela definição da UNESCO da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável para 2005- |
METODOLOGIA: |
Trata-se de uma ampla pesquisa que está sendo executada em três etapas distintas.A primeira etapa, já concluída, consistiu na caracterização da universidade: levantamento da área construída, vegetada, de circulação de pedestres e veículos, estacionamento do campus Ijuí; o número de alunos, funcionários e professores; o acervo bibliográfico referente ao tema sustentabilidade, dados referentes aos trabalhos realizados na pesquisa e na extensão universitária. Os dados foram obtidos através de documentos, projetos e informações disponibilizadas junto aos setores específicos, bem como no site da universidade. A segunda etapa está relacionada com o levantamento de práticas sustentáveis considerando os aspectos relacionados à vida universitária no campus de Ijuí. Posteriormente serão analisados o campus de Panambi e Santa Rosa. |
RESULTADOS: |
Os resultados obtidos da primeira etapa da pesquisa mostram que a comunidade acadêmica em 2008, é de aproximadamente 10.000 alunos, 531 professores e 597 funcionários. A Unijuí é atualmente composta de 39 cursos de graduação e 36 de pós-graduação. Em certos cursos de graduação que passaram por reforma curricular recentemente foram implantadas atualizações temáticas nos currículos de forma a inserir os temas ambientais e de sustentabilidade em diferentes componentes curriculares. Nos cursos de pós-graduação, 3 apresentam enfoque voltado especificamente para os temas ambientais. Quanto aos projetos de pesquisa (40 áreas, 73 linhas e 116 projetos) e de extensão (7 áreas, 20 linhas e 52 projetos) desenvolvidos na Unijuí, foram identificados 4 projetos cujo tema relaciona-se com o meio ambiente.O campus Ijuí, está implantado em uma área de |
CONCLUSÃO: |
Até o momento, com os dados já levantados pode-se afirmar que a Unijui está desempenhando seu papel, formando profissionais responsáveis e comprometidos com o tema |
Instituição de Fomento: MEC SESU, PIBIC/UNIJUÍ |
Palavras-chave: sustentabilidade, eco-campus, água pluvial. |