61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 3. Fitossanidade
Seleção de isolados de Trichoderma spp. para coNTROLE BIOLÓGICO DA PODRIDÃO-DE-SCLEROTIUM. em pimentão    
Andréia Aline Bastos Ferreira 1
Rogério Eiji Hanada 1
Rosalee Albuquerque Coelho Netto 1
1. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia/INPA
INTRODUÇÃO:

O controle biológico de doenças de plantas é um dos métodos que mais sucesso tem obtido no cenário da chamada “agricultura limpa”, pois apresenta eficiência significativa em condições de campo, podendo ser utilizado em várias culturas. O pimentão (Capsicum annuum L.) é uma hortaliça de clima tropical com grande importância no mercado nacional e, no Amazonas, a podridão-de-Sclerotium, causada por Sclerotium rolfsii Sacc., é uma das doenças mais importantes da cultura. Estudos têm demonstrado a inibição do crescimento e produção dos escleródios de S. rolfsii por Trichoderma spp. Este trabalho teve como objetivo selecionar isolados de Trichoderma spp. para uso como biocontroladores da podridão-de-Sclerotium, em pimentão, contribuindo com o manejo de doenças de plantas no Amazonas.

 

METODOLOGIA:

Grãos de arroz colonizados com 19 Isolados de Trichoderma spp., obtidos de hospedeiros e ambientes diversos, foram utilizados para infestar o solo onde mudas de pimentão foram plantadas. Com base na menor incidência da doença apresentada pelas plantas de pimentão, três isolados foram pré-selecionados. Em seguida, determinou-se a concentração efetiva de S. rolfsii no solo com base na incidência da doença nas plantas. Para tanto, foram utilizados vasos com capacidade de 200g contendo solo autoclavado e não, infestado com grãos de trigo colonizados com S. rolfsii nas proporções de 0; 6,25; 12,5; 25 e 50 g/kg de solo, sendo cada tratamento com 5 repetições. Para avaliar a eficiência dos três isolados de Trichoderma spp. no controle da doença, utilizaram-se vasos com capacidade de 400 g contendo solo não autoclavado infestado com grãos de trigo colonizados com S. rolfsii (12,5 g/kg de solo) e suspensões de conídios (5x107.mL-1) de Trichoderma na proporção de 1 mL/100g de solo. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com 15 repetições. Avaliou-se a incidência da doença a cada dois dias. As testemunhas foram solo infestado com S. rolfsii e solo sem S. rolfsii e sem Trichoderma. Nos experimentos, um vaso com uma planta de pimentão constituiu a unidade experimental.

 

RESULTADOS:

Os isolados de Trichoderma pré-selecionados entre 19 testados, que apresentaram maior eficiência no controle da podridão-de-Sclerotium foram: 1334, 1439 e 1589B. Na avaliação da concentração efetiva do inóculo de S.rolfsii no solo, observou-se que as concentrações de 12,5 e 25 g de grãos de trigo colonizados com S. rolfsii/kg de solo resultaram em 100% de morte das plantas de pimentão. Conforme o resultado, a concentração de 12,5 g de grãos colonizados com S.rolfsii por kg de solo foi escolhida para avaliação da eficiência dos três isolados de Trichoderma pré-selecionados. Os isolados de Trichoderma 1334 e 1439 reduziram em 34% a mortalidade das plantas de pimentão e o isolado 1589B reduziu a incidência da doença em 21%, em 63 dias de observação.

CONCLUSÃO:

A redução na incidência da podridão-de-Sclerotium decorrente dos tratamentos com os isolados 1334 e 1439 de Trichoderma os habilita como potenciais biocontroladores da doença. As próximas etapas serão comprovar os resultados, dos antagonistas selecionados, em condições de campo e compreender os mecanismos envolvidos no biocontrole e a sua sobrevivência em solo.

Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: biocontrole, Sclerotium rolfsii, Capsicum annuum.