61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
EFICIÊNCIA DE CONVERSÃO DA RADIAÇÃO FOTOSSINTETICAMENTE ATIVA NA CULTURA DA ERVA-MATE
Carlos Busanello 1
Bráulio Otomar Caron 1
Denise Schimidt 1
Velci Queiróz de Souza 1
Alexandre Behling 1
Rogério Bamberg 1
1. Universidade Federal de Santa Maria/CESNORS
INTRODUÇÃO:

Os estudos em agrometeorologia têm centrado seus esforços na determinação dos valores dos elementos meteorológicos na quantificação a nível ambiental. Entretanto, tornasse necessário relacionar estes valores com os valores máximos admitidos pelos vegetais em seus ambientes.

Quantificar a eficiência de conversão da radiação solar fotossintéticamente ativa absorvida em matéria seca produzida nos sistemas monocultivo e consórcio da cultura da erva-mate.

A quantidade de radiação solar pode se tornar fator limitante no que diz respeito à eficiência da planta em produzir fotoassimilados, bem como pode alterar os componentes químicos das folhas, alterando assim a quantidade e qualidade da biomassa a ser produzida e consequentemente consumida.

A eficiência de captura de energia solar é extremamente importante para modelar o potencial de um dado local, é uma função direta da densidade de plantio (árvores/plantas/ha), como não poderia deixar de ser, posto que o índice de área foliar determine o valor da eficiência fotossintética (VILLA NOVA et. al 2003). Trabalhando com a cultura do meloeiro, CARON et. al (2002) determinaram para o ambiente estufa a eficiência de conversão de radiação fotossinteticamente ativa foi de 2,31 g MJ-1

METODOLOGIA:

O experimento foi conduzido em Frederico Westphalen-RS, tendo as coordenadas, latitude 27º 23’26”; longitude 53º 25’43” e altitude 461,3m.

A radiação solar global incidente foi determinada através de um piranômetro. Os valores de radiação solar global diária foi obtida na Estação Meteorológica do INMET localizada a 1000m. Foram coletadas, por avaliação, três plantas nos sistemas. Procedeu-se o corte da parte aérea da planta, sendo seca em estufa a 60ºC.

Para MONTEITH (1977) a produção de matéria seca pode ser representada pela equação:

            PMS=eb*SRFAi;

onde: PMS é a produção de matéria seca; RFAi é a radiação solar fotossintéticamente ativa interceptada, eb é a eficiência de conversão da radiação RFAi em matéria seca produzida.

            Desta forma, a eb pode ser calculada por meio da relação entre a produção de matéria seca acumulada e a radiação solar fotossintéticamente interceptada envolvida na produção da matéria seca.

            VARLET-GRANCHER et al. (1989), citam que a RFAa interceptada pode ser obtida pela equação:

           RFAi=0,95*(RFAic)*(1-e(-k*IAF));

onde: RFAa (MJ m-2); K constante, adimensional; IAF é o índice de área foliar, adimensional; RFAic é a radiação fotossinteticamente ativa incidente, (MJ m-2).

RESULTADOS:

A quantidade de radiação solar global incidente nos sistemas de cultivo foram diferentes. Observa-se que,  a quantidade de radiação no sistema consórcio é 85% menor quando comparado ao sistema monocultivo. Tal característica leva a uma menor produção de matéria seca da parte aérea (ramos mais folhas) no sistema consorciado.

A eficiência de conversão da radiação fotossinteticamente ativa interceptada para o sistema monocultivo e consórcio esta representado na tabela 1.

           

               PAR a                   Incremento fitomassa

Cansórcio   Monocultivo    Cansórcio   Monocultivo

20,7              184,6              185,0           232,7

24,8              274,5              181,8           340,7

93,3              1057,4            670,0           1098,7

150,7           1278,9            813,0           1532,7

Tabela 1 – Radiação fotossinteticamente ativa interceptada e a produção de matéria seca da parte aérea em diferentes sistemas de cultivo.

 

CONCLUSÃO:

De acordo com os resultados obtidos a relação da eficiência de conversão para o sistema monocultivo é representado pela equação Y=192,72E0,0016X, e para o sistema consórcio a equação é Y=148,9E0,0125X.

Instituição de Fomento: FIPE/UFSM
Palavras-chave: Sistemas de produção, Radiação solar, Illex paraguariensis St. Hill.