61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
Efeito de diferentes fontes e concentração de matéria orgânica na formação de mudas de pinhão manso (Jatropha curcas L.) em tubetes.
Thaís Ribeiro da Costa 1
Reginaldo de Camargo 1
Sara Candido Pires 1
Benjamim de Melo 1
Hudson de Paula Carvalho 1
1. Agronomia-ICIAG, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
INTRODUÇÃO:

A busca de fontes alternativas de combustível como um substituto para o petróleo tem demonstrado o grande potencial de muitas plantas oleaginosas para a produção de biodiesel, como é o caso do pinhão manso (Jatropha curcas L.). Essa oleaginosa caracteriza-se, principalmente, por ser uma planta com tolerância ao déficit hídrico e baixa exigência nutricional. Desse modo o pinhão manso tem despertado o interesse de produtores e pesquisadores.

Sabendo-se que o substrato deve reunir características físicas e químicas que promovam, respectivamente, a retenção de umidade e disponibilidade de nutrientes, de modo que atendam às necessidades da planta (CUNHA et al., 2006), o presente trabalho objetivou-se avaliar o efeito de substratos produzidos a partir de diferentes fontes de matéria orgânica e concentrações destas na produção de mudas em tubetes de 120mL. O parâmetro avaliado foram os efeitos das quatro fontes de matéria orgânica (peru cama, esterco bovino, composto orgânico e húmus de minhoca) nas proporções de 0, 20, 40 e 60%.
METODOLOGIA:
O experimento foi conduzido no viveiro de produção de mudas de cafeeiro localizado na Fazenda do Glória - UFU no município de Uberlândia-MG. Avaliou os efeitos de quatro fontes de matéria orgânica: cama de peru, esterco de curral curtido, composto orgânico e húmus de minhoca, nas proporções de 0, 20, 40 e 60% da composição do substrato para a produção de mudas de pinhão manso em tubetes (120 ml). Foi comum a todos os substratos a adubação com de superfosfato simples, de cloreto de potássio e de calcário. A vermiculita foi adicionada a todos os tratamentos. O delineamento utilizado foi DBC com três repetições, em esquema fatorial 4 x 4, sendo que cada parcela correspondeu a doze tubetes com uma planta cada. As sementes utilizadas foram colhidas em um campo de produção de sementes de pinhão manso da Epamig (Jaíba-MG), no ano de 2007. Foram tratadas com o fungicida Moncerem® e semeadas duas sementes por tubete, realizando-se posterior desbaste aos 20 dias após o semeio, mantendo apenas uma planta. Para a adubação de cobertura foi utilizada uma solução de uréia (1,5g L-1), aplicada aos 20, 35 e 50 dias. Os efeitos dos tratamentos foram avaliados aos noventa dias após o semeio, por meio da determinação da altura de planta, do diâmetro de caule e peso do seco do sistema radicular.
RESULTADOS:

De acordo com os resultados, obtidos através do programa estatístico Sisvar, foi possível verificar que não houve efeito significativo para as diferentes fontes de matéria orgânica avaliadas na composição do substrato. Isso indica que todas elas podem ser utilizadas na composição de substratos para a produção de mudas desta espécie. Da mesma forma, não houve interação significativa entre os fatores estudados (fonte e concentração).

Com relação à concentração da fonte de matéria, houve efeito significativo, uma vez que favoreceu uma maior altura de plantas, pois observou que enquanto no substrato formado apenas por vermiculita pura e adubo químico a altura média não ultrapassou 12,5 cm, a adição de matéria orgânica em concentrações entre 20% e 60% resultou numa altura média de plantas superior aos 14 cm. E, com relação ao peso seco do sistema radicular, foi observado que a adição de 60% de matéria orgânica ao substrato, resultou no incremento de aproximadamente 40% no peso seco de raízes em relação ao substrato formado apenas por vermiculita. Vale ressaltar que apenas o diâmetro de caule não variou significativamente em função desta.

CONCLUSÃO:

Nas condições em que foi realizado o experimento foi verificado que:

·        Húmus de minhoca, cama de frango, cama de peru e esterco de curral podem ser usados indistintamente para a produção de mudas de pinhão manso;

·        A proporção de 60% da fonte de matéria orgânica na composição do substrato mostrou-se a mais adequada.

Instituição de Fomento: FAPEMIG
Palavras-chave: oleaginosa, biodiesel, Jatropha curcas L..