61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 3. Fitossanidade
Doenças em Chuchuzeiro (Sechium edule, Curcubitaceae) No Munícipio de Presidente Figueiredo - AM.
Ariel Dotto Blind 1
Luiz Alberto Guimarães de Assis 1
Rosalee Albuquerque Coelho Neto 1
1. INPA
INTRODUÇÃO:
O chuchuzeiro (Sechium edule (Jacq.) Swartz.) é uma espécie da família Cucurbitáceae, domesticada no México e na Guatemala, cultivada pelos Astecas antes da chegada dos espanhóis (Saade, 1996). É comumente cultivada em várias regiões do País. Na Amazônia, seu cultivo é raro, porém, devido ao alto preço alcançado pelo produto, alguns agricultores começaram a se interessar pelo cultivo da espécie na região. As temperaturas da região são geralmente superiores as ideais ao cultivo do chuchuzeiro, e essa condição, juntamente com a umidade elevada podem favorecer a ocorrência de doenças, podendo atacar um ou mais órgãos da planta, em qualquer fase do seu desenvolvimento, incluindo pós-colheita. A diagnose dos problemas fitossanitários é essencial para a decisão de adoção de práticas de manejo em cultivos e, de forma mais geral, sobre a viabilidade da implantação da cultura em maior escala no estado. O conhecimento dos problemas fitossanitários que afetam naturalmente uma espécie é básico para o planejamento das ações de manejo e/ou recomendação ou não da cultura em uma região. Neste sentido objetivou-se, com o presente trabalho, caracterizar doenças fúngicas em chuchuzeiro no município de Presidente Figueiredo – AM.
METODOLOGIA:
No período de 2007 a 2008 em plantio de chuchuzeiro localizado no município de Presidente Figueiredo-AM, foi coletado material vegetal (ramos folhas e frutos) que apresentavam sintomas de doenças e levado para o Laboratório de Fitopatologia do INPA, para registro fotográfico, caracterização dos sintomas, isolamento e identificação dos agentes causais. O isolamento dos fungos associados às lesões foi feito principalmente pelo método indireto, através da transferência de fragmentos de tecidos lesionados para BDA. Para cada isolado foram feitas microculturas e montadas lâminas semipermanentes. As fotomicrografias e as observações foram feitas em microscópio óptico comum e as estruturas dos fungos observadas foram comparadas com as descritas em literatura especializada. Os testes de patogenicidade dos isolados foram feitos por meio de inoculações artificiais nos diferentes órgãos da planta de chuchuzeiro. Discos de micélio foram retirados das colônias desenvolvidas em BDA, e depositados sobre a superfície das folhas e frutos de chuchuzeiro, com e sem prévio ferimento feito com uma agulha. As testemunhas foram inoculadas pelo mesmo processo, porém usando-se discos de BDA sem o fungo. As folhas e os frutos inoculados foram submetidos à câmara úmida, durante 24 horas. Cerca de cinco dias após a inoculação, observaram-se os sintomas das doenças e com o reisolamento dos fungos completaram-se os Postulados de Koch.
RESULTADOS:
Durante o levantamento de doenças, cinco fungos patogênicos foram isolados e quatro foram identificados: Colletotrichum spp., causando manchas foliares necróticas, que se iniciam com pontuações pardas, progredindo para manchas circulares a irregulares, de coloração marrom, com centro mais claro, circundadas por um halo clorótico; Cladosporium spp., causando podridão de coloração parda a negra, aquosa, nos frutos; Fusarium spp., causando amarelecimento e murchamento de folhas novas e podridão de pecíolos, provocando queda prematura das partes afetadas e pequenas manchas necróticas, de coloração parda, deprimidas, em frutos; Rhizoctonia solani, causando extensa queima nas folhas, de coloração marrom, circundada por um halo clorótico acentuado. Sob ocular estereoscópica, verificou-se, na face abaxial das folhas, a presença de uma teia micélica de aspecto brilhante e inúmeros escleródios de coloração marrom. Também foi isolado um fungo ainda não identificado causando manchas aquosas nas folhas, cujo ataque, inicia-se na inserção do pecíolo com a folha, progredindo sobre as nervuras e, em estádio mais avançado, causa desfolhamento.
CONCLUSÃO:
Os sintomas de amarelecimento e murchamento de folhas novas e podridão de pecíolos, causadas por Fusarium spp. nas plantas de chuchuzeiro, foi considerada a doença mais importante para a cultura, pois causou morte de várias plantas no período em que foram estudadas. As manchas foliares e podridão de frutos de chuchuzeiro, causados pelos fungos Colletotrichum sp., R. solani e Cladosporium sp., Fusarium sp., respectivamente, de maneira geral, foram consideradas doenças de importância secundária, onde se observou na primeira, incidência de doença moderadamente elevada e baixa severidade e, na segunda, baixa intensidade de doença, causando portanto, poucos danos às plantas. Este é o primeiro relato de Cladosporium sp., causando podridão em frutos de chuchuzeiro e de Fusarium sp., causando amarelecimento e murchamento de folhas novas, podridão de pecíolos e de frutos de chuchuzeiro.
Instituição de Fomento: INPA CNPq FAPEAM.
Palavras-chave: Doenças fungicas, Manchas foliares, Podridão de frutos.