61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
A AMPLITUDE E CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO RATZELIANO E UM TEXTO INÉDITO EM LÍNGUA PORTUGUESA DE FRIEDRICH RATZEL    
Mara Sandra Zanin 1
Marcos Bernardino de Carvalho 2
1. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP - Graduada em Geografia
2. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP - Prof. Dr. em Geografia
INTRODUÇÃO:

Esta pesquisa  vislumbrou (re) visitar, (re) compor e (re) contextualizar as teorias de Friedrich Ratzel.  Sua inquietação em  produzir conhecimento,  ou sua inquietação com os problemas de natureza físicos-naturais e sócioculturais permitem reconhecê-lo como um pensador  situado muito à frente de seu tempo e para muito além do nascente Estado-nação alemão do século XIX. Sua produção acadêmico literária representada pelos seus  quase trinta anos de atividades como professor universitário em Munique  primeiramente, e depois em Leipzig  é apenas uma referência da inquietude de seu pensamento e tal produção ainda não compõem a totalidade de sua obra.  Surpreendentemente encontramos uma outra, ou mais uma das faces de seu pensamento revelado por meio de uma sua obra publicada após sua morte – Über Naturschilderung ( Sobre uma Descrição da Natureza ) cuja leitura, em especial do capítulo dois intitulada Wissenschaft und Kunst, Ciência e Arte, vem demonstrando importantes reflexões realizadas por Ratzel acerca das duas áreas do conhecimento.Portanto não basta apenas (re) visitar, (re) compor, (re) contextualizar sua obra. Após Wissenschaft und Kunst, emerge também a necessidade de (re)vitalizar Friedrich Ratzel.

 

METODOLOGIA:

 Foi realizada uma leitura prévia das obras de pesquisadores que versam sobre  Friedrich Ratzel, bem como a leitura de obras significativas do próprio Ratzel, sempre em busca de uma análise aprofundada sobre o geógrafo alemão.  Concomitantemente, realizaram-se também pesquisas bibliográficas para compreender o panorama político, econômico e social da Alemanha do século XIX, ambiente e época em que vivia o protagonista desta pesquisa.  A fundamentação e o aprofundamento deste trabalho exigiu que se realizasse a leitura de algumas das obras de Friedrich Ratzel, como Antropogeographie e o  texto Wissenschaft und Kunst capítulo dois do livro de sua autoria Über Naturschilderung que após ter sido realizada a leitura em alemão gótico, foi transcrito para a letra cursiva e, posteriormente, para letra de imprensa. Após  tais tarefas,  realizou-se a tradução do referido texto, na íntegra. Após tais tarefas,  passamos a redigir o texto,  que após recontextualização da vida e obra de Friedrich Ratzel, finalizamos com a  apresentação do texto inédito em língua portuguesa. 

 

RESULTADOS:

Arte e Ciência, conhecimentos que permeia a vida e o mundo não são prerrogativas contemporaneidade. A dialogicidade, a transdisciplinaridade já  se faziam presentes lá nos idos do século XIX e início do XX  a partir do pensamento ratzeliano. Seu legado não se esgota na perspectiva de Antropogeographie, Volkerkunde, Politische Geographie ou Die Erde und das Leben. Para além de tais produções, Über Naturschilderung, obra póstuma de Friedrich Ratzel revela também preocupações de Friedrich Ratzel (1844-1904), em propor um caráter dialógico ou transdisciplinar,  no distante século XIX, entre diferentes conhecimentos.  Em Wissenschaft und Kunst – Ciência e Arte, Ratzel discute os papéis representados pelos artistas e pelos cientistas e que a Arte deve preencher as necessidades científicas bem como as necessidades estéticas. Trazer para a contemporaneidade e para a língua portuguesa um texto alemão, denominado Wissenschaft und Kunst – Ciência e Arte, capítulo dois do livro Über Naturschilderung – Sobre uma Descrição da Natureza de Friedrich Ratzel é o resultado mais significativo desta pesquisa. Ratzel assina sua obra em 20/07/1904 e falece 20 dias depois, em 09 de agosto do mesmo ano; portanto não a viu  publicada, evento que ocorrera posteriormente, em 1906. 

 

 

CONCLUSÃO:

O pensamento de Friedrich Ratzel é tão atual quanto o de contemporaneos como Edgar Morin ou Ilya  Prigogine.O  pensador  alemão nos incita a promover a dialogicidade em diferentes campos de conhecimento como foi o caso do texto Wissenschaft und Kunst – Ciência e Arte. A necessidade de revisitar a História das Ciências Sociais em geral e da Geografia, em particular, no século XIX, é uma das prerrogativas essenciais para compreendermos a evolução do pensamento científico dos dias atuais e, a leitura de textos originais de autores clássicos como Friedrich Ratzel é imprescindível, sobretudo por ser portador de um pensamento fértil, capaz de propor idéias muito à frente de seu tempo e por transitar com desenvoltura, por diversas áreas do conhecimento.

 

Instituição de Fomento: PIBIC-CEPE
Palavras-chave: Arte, Ratzel, Ciência.