61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 1. Climatologia
   ANÁLISE GRANULOMÉTRICA DO SOLO EM AMBIENTES DE CAPOEIRA E PASTAGEM: A INFLUÊNCIA DA REGENERAÇÃO NATURAL NA FISÍCA DOS SOLOS DA AMAZÔNIA CENTRAL.
PAULO HENRIQUE DA SILVA 1, 2
LUIZ ANTÔNIO CÂNDIDO 2
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
2. INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISA DA AMAZONAS
INTRODUÇÃO:

A Amazônia apresenta cerca de 40% da floresta tropical remanescente do planeta (Laurance et al., 2001), o que corresponde ao maior compartimento de carbono acumulado na vegetação e no solo (Barbosa & Fearnside, 1996; Fearnside, 1996). Além disso, a bacia amazônica detém a maior disponibilidade hídrica do globo (Sioli, 1984). Entretanto, de acordo com a FAO (2005), na Amazônia ocorrem também as maiores taxas de perdas de floresta tropical, alcançando uma taxa média de 20.000 Km2.ano-1 (INPE, 2006). Embora aproximadamente 80 % das áreas desflorestadas sejamos convertidas em pastagens (Asner et al., 2004), grande parte delas são

abandonadas devido à perda de produtividade (Fearnside, 1999). Uma vez abandonadas, havendo os atributos ambientais necessários como água, luz e fonte de propágulo, estas áreas se regeneram sob a forma de capoeiras (Toh et al., 1999). Na região do “arco do desflorestamento” existem muitas áreas desflorestadas que regeneraram sob a forma de capoeira, demandando a realização de estudos para a compreensão dos processos edáficos, biológicos, atmosféricos e hidológicos nesta categoria de vegetação.

As mudanças na cobertura da terra promovem uma série de alterações nas propriedades físico-hídricas dos solos. Embora existam alguns estudos (Tomasella & Hodnett, 1996), a maioria deles se baseia na comparação de floresta e pastagens. Ainda não existem evidencias das mudanças promovidas pela regeneração natural das pastagens em capoeiras.

METODOLOGIA:

O estudo foi conduzido em cooperação com os projetos Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais (PDBFF) e Experimento de Grande Escala da Biosfera - Atmosfera da Amazônia (LBA) em duas microbacias experimental da reserva ZF3 localizada na estrada vicinal do km 63 da BR-174 no sentido Manaus - Boa Vista. A partir das amostras de campo perturbadas, foram realizadas as análises físicas visando a caracterização granulométrica, através do método da pipeta em que consiste no tempo de queda das partículas do solo, e para complementar os cálculos foi realizado também a determinação  da umidade relativa das amostras, referente as áreas de Capoeira e Pastagem, e em seguida avaliado então as suas diferenças.

RESULTADOS:

A alta representatividade da variabilidade dos ambientes topográficos permitiu uma abordagem inédita na Amazônia para este tipo de trabalho, uma vez que as informações pontuais obtidas pelas análises laboratoriais forão convertidas em superfícies por intermédio de técnicas de interpolação. Desta forma foi possível obter uma boa estimativa da variação da textura do solo nos ambientes de pastagem e capoeira. Avaliando os resultados das análises de textura, entre os diferentes níveis topográficos nos dois tipos de cobertura vegetal do solo, ficou evidente que ocorre uma variação, quanto à porção argila e areia. No Platô foi observada uma maior concentração de argila em relação à areia, e uma inversão no baixio, mas com similaridades entre os ambientes.  Na análise por transectos, verificamos também uma similaridade entre as variações de argila e areia. Os valores encontrados para o teor de silte, forão sempre menores comparado aos outros minerais de partículas do solo, e isto pode ser notado de forma bem clara nos platôs e baixios, sendo que na vertente as três frações granulométricas se mantém relativamente constante.

CONCLUSÃO:

A partir dos resultados obtidos, foi possível reconhecermos, grandes influências positivas que trazem ao solo a regeneração natural de áreas abandonadas por se tornarem improdutivas, com a falta da fertilidade natural. E diante dos resultados obtidos com a análises granulométrica das amostras de solos, foi observado que tanto para o ambiente de capoeira quanto o de pastagem, existe uma diferenças bem significativas, em relação ao nível topográfico (platô, Vertente e baixio). Com a proteção do solo promovida pela cobertura vegetal, a redução no assoreamento de partículas primarias para as camadas mais baixas, será maior pois as raízes e o acumulo de matéria orgânica deposita pela própria vegetação, fará com que a agregação entre essas partículas se torne muita mais coesas. Outro fator físico do solo analisado foi a umidade do solo. Uma propriedade importante na análise física e que apresentou alto teor em áreas de regeneração natural ou seja com capoeira, comparado com a pastagem.

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Palavras-chave: Capoeira e Pastagem, Regeneração Natural, Análises Granulométrica.