61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE/ NAEES: AÇÕES DE FORMAÇÃO JUNTO AS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO DE SANTA MARIA - RS.
Luana Zimmer Sarzi 1
Leandra Bôer Possa 2
Adriana Moreira da Rocha Maciel 3
1. Acadêmica do Curso de Graduação em Educação Especial- Licenciatura/UFSM
2. Coordenadora do PRODEPD/NAEES. Prof.Drª Departamento de Ed. Especial/UFSM
3. Coordenadora do PRODEPD/NAEES. Prof.Drª Departamento de Fund. da Educação/UFSM
INTRODUÇÃO:

O Programa de Desenvolvimento Profissional Docente (PRODEPD) foi criado em 2003 pelo Núcleo de Atividades Especiais em Extensão e Serviços (NAEES), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – RS. Surgiu como resposta à  necessidade do Centro de Educação (CE) em atender as várias solicitações por parte de instituições no que tange à formação docente, abrigando diferentes cursos e atividades de formação pedagógica, atualização e aperfeiçoamento das práticas educacionais para professores, sobremaneira àqueles que atuam na Educação Básica, bem como outros profissionais ou sujeitos participantes de comunidades (escolares ou não) nas quais as ações do PRODEPD possam ser desenvolvidas.  São objetivos das ações do PRODEPD/NAEES junto às secretarias municipais de educação da região: sensibilizar e levantar dados para a formação continuada problematizando realidades educacionais; e, promover a educação continuada dos professores dessas secretarias buscando a produção de práticas pedagógicas em contextos de aprendizagem escolar.           

METODOLOGIA:

O Programa de Extensão desenvolvido no NAEES, o PRODEPD, estrutura-se na busca de oferecer cursos de formação continuada a partir de um novo olhar à docência. As organizações acessam aos serviços do NAEES por meio de contato com a Direção do Centro de Educação – UFSM, que encaminha a mesma ao Núcleo. Este se encarregará de desenvolver um projeto específico com base nas demandas e atividades solicitadas pela instituição, organizando e acompanhando o desenvolvimento do projeto. Para a realização das ações de formação continuada de professores das secretarias municipais tem-se optado pela metodologia de oficinas planejadas a partir de dados que problematizam a realidade educacional dos professores-participantes e ministradas por professores, por mestrandos e pesquisadores ligados aos grupos de pesquisa do Centro de Educação.  As oficinas buscam primar pela perspectiva das diferentes linguagens (teatro, leitura de imagens, música, fotografia, literatura infantil...), sendo um processo de formação que caracterize as possibilidades metodológicas a serem implementadas em futuras práticas dos professores envolvidos.

RESULTADOS:

As avaliações dos Projetos de Educação Continuada, organizados e desenvolvidos através do NAEES / PRODEPD, têm influenciado a inserção da UFSM / CE na Comunidade Educacional de Santa Maria – RS e região, da mesma forma que vem constituindo cada vez com mais qualidade o compromisso da UFSM com o desenvolvimento social e cultural no campo educacional. Das ações do PRODEPD, aproximadamente 3800 professores, desde 2003 já tiveram algum contato com as formações desenvolvidas. No ano de 2008, essas ações foram trabalhadas nas secretarias municipais de Vila Nova do Sul, São Gabriel e Santa Margarida, todas no Estado do Rio Grande do Sul sendo as duas últimas ações já finalizadas e avaliadas. São professores participantes dessa formação: professores da educação infantil e professores do ensino fundamental (da 1ª a 8ª série), totalizando o número de 589 professores, sem considerar os alunos como beneficiários indiretos, que tem relação com esses participantes e os eventos de curta duração, que são ações do PRODEPD.

CONCLUSÃO:

Para tanto, considera-se de suma importância pensar a educação a partir de onde ela se constitui, como um processo de aprendizagem profissional com base na construção de ressignificados para a prática pedagógica, bem como a atuação da universidade (UFSM) e de seus professores nesse contexto que se constitui sempre em aprendizagem dialógica, tendo como característica a profissionalização continuada em serviço, que se origina dos temas e problematizações advindas do sistema de ensino e dos interesses dos professores das escolas, a partir das suas vivências e atuação profissional. Através das ações de extensão do Programa de Desenvolvimento Profissional Docente (PRODEPD), tem sido possível desenvolver novas pesquisas sobre a Educação continuada de Professores fortalecendo as bases do trinômio: Pesquisa, Ensino, Extensão.

Palavras-chave: Formação de Professores, Ensino, Pesquisa e Extensão, Educação.