61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 1. Administração Geral e Gestão Estratégica
O SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Berenice Correia Costa Pimentel 1
Maria Goretti Amorim Bezerra 1
Claudia Maria Milito 1
Anderson de Barros Dantas 1
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
INTRODUÇÃO:

Comunicar é o processo de transferir e receber informações. No mundo moderno, existe uma imensa gama de canais de comunicação que podem facilitar os relacionamentos e a troca de informações dentro das organizações. Essas novas tecnologias, como a internet, apresentam enormes vantagens, transpondo barreiras, auxiliando na rapidez das informações e das tomadas de decisões e otimizando o trabalho burocrático. Com o objetivo de inovar e produzir uma mudança substancial nos seus sistemas de comunicação surge na UFAL uma nova ferramenta, chamada Sistema de Informações para o Ensino/SIE, desenvolvido para as IFES, alavancando os sistemas de comunicação da UFAL, facilitando os acessos às informações e gerando maior capacidade de comunicação entre os seus agentes. A Universidade desempenha um importante papel no cenário econômico, tecnológico e social no mundo moderno, e, sendo ela produtora e difusora do conhecimento para a sociedade, não pode ficar à margem, quando o assunto é inovação. Os objetivos desse trabalho foram: levantar a percepção inicial do usuário potencial do SIE; descrever como o sistema está sendo implantado; descrever o processo de capacitação e a importância dessa mudança para a instituição, levantando as dificuldades da implantação desse sistema na Universidade.

METODOLOGIA:

A pesquisa em tela foi classificada, quanto a seus objetivos, como exploratória e descritiva. Teve como objetivo geral levantar a percepção inicial do usuário potencial do SIE, na interferência dos seus procedimentos e nas suas tarefas setoriais na Universidade Federal de Alagoas. No presente Estudo de Caso sobre o Sistema de Informações para o Ensino, em implantação na Universidade Federal de Alagoas, fez-se necessária uma breve exploração bibliográfica sobre o tema em questão na literatura pertinente, que serviu de base para a compreensão do tema estudado e do questionário aplicado junto aos usuários potenciais do sistema que ainda está sendo implantado, cuja amostra foi de 31 (trinta e um) usuários da UFAL, entre servidores, bolsistas e serviços prestados, que se mostraram acessíveis. O lócus da pesquisa foi a Universidade Federal de Alagoas e os sujeitos da mesma foram os usuários potenciais que participaram da capacitação, visando o bom funcionamento do SIE. A coleta de dados foi realizada entre os meses de julho e novembro de 2007. Para complementar as informações necessárias foi utilizado também o Projeto de Modernização Administrativa para Implantação do SIE e fonte documental.

RESULTADOS:

Na pesquisa de campo por acessibilidade, entrevistamos através de questionários, 31 usuários do SIE, envolvendo 22 servidores, 7 bolsistas e 2 serviços prestados. Seguem alguns dados analisados nesses questionários. Vemos que 100% dos entrevistados têm acesso à internet no setor de trabalho. Na questão sobre quantas pessoas lotadas em seu setor fizeram o treinamento 55% dos entrevistados responderam que apenas uma pessoa participou do referido treinamento. Esse dado mostra o envolvimento da comunidade universitária no processo de capacitação para a utilização do SIE. Quando perguntados sobre o que achou do treinamento, observamos que 82% responderam entre ótimo e bom, mostrando que o mesmo foi realizado com competência. Esses dados mostram que a equipe responsável pela capacitação do servidor na UFAL é eficiente, dinâmica e inovadora. Perguntados se aparentemente o SIE é fácil de ser utilizado, 84% responderam que sim, enquanto 13% responderam que não. Esses percentuais demonstraram a facilidade e a simplicidade do sistema. Quanto ao seu impacto 51% dos entrevistados acreditaram que o mesmo impactará muito nos seus sistemas operacionais.  Finalizando, perguntamos que nota entre 1 a 5 os respondentes dariam ao SIE no aspecto inovação e constatamos que 49% deram a nota máxima.

CONCLUSÃO:

Neste trabalho analisamos como está sendo desenvolvido o processo de capacitação do SIE na UFAL. Verificamos que os treinamentos desse sistema seguiram suas etapas de forma planejada e organizada. Observamos como o usuário participante dos cursos de capacitação do SIE está percebendo esse sistema como fator de mudança e de inovação tecnológica, principalmente nas suas atribuições e nos seus procedimentos rotineiros, causando boa aceitação e adaptação. Diante do exposto, entendemos que a percepção dos usuários em relação ao sistema e ao seu funcionamento é positiva e que o mesmo atende perfeitamente às demandas da UFAL, atingindo os objetivos e expectativas da proposta inicial da implantação do sistema. Constatamos, dessa forma, que o SIE representa uma inovação na UFAL. Concluímos que o sucesso de qualquer projeto depende basicamente de seu planejamento, da participação efetiva e do comprometimento de todos os envolvidos com o projeto e com a Instituição.. Enfim, ressaltamos que há um consenso na visão de todos os entrevistados da importância do Sistema de Informações para o Ensino- SIE,  na Universidade Federal de Alagoas.

Palavras-chave: SISTEMA, INFORMAÇÕES, UFAL.