61ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 3. Línguas Estrangeiras Modernas
LÉXICO EM GASTRONOMIA: UMA FORMA APPÉTISSANTE DE ESTUDAR FRANCÊS
Julia Sarmento Sales 1
Jelssa Ciardi Avolio 1
1. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
INTRODUÇÃO:
O estudo da gastronomia percebido como ampla forma de conhecimento da cultura francesa pode possibilitar a realização de materiais que possibilitam a integração da área de letras com as especificidades gastronômicas. O principal objetivo desta pesquisa foi a realização de um léxico bilíngüe francês/português/francês que contemplasse termos gastronômicos.
METODOLOGIA:
O trabalho iniciou-se com uma pesquisa bibliográfica e com as leituras e resenhas críticas de livros e artigos consultados. Posteriormente foram feitas as necessárias definições e as delimitações que o trabalho seguiria. Foram pesquisados profissionais que trabalham com gastronomia francesa. Finalmente, foi realizada a coleta e respectiva análise de dados para elaboração e catalogação do léxico.
RESULTADOS:
A pesquisa direcionou-se na criação e delimitação de categorias para inclusão no léxico. Questões de lexicografia pedagógica bilíngue e terminologia foram trabalhadas para, posteriormente, produzir o léxico com os conhecimentos prévios necessários. Desta forma, foi produzido um léxico de compreensão e de expressão (nas duas direções – francês/português e português/francês), de equivalências e conceitual, além de ilustrado.
CONCLUSÃO:
A produção deste léxico exigiu cuidado com a conceituação das palavras. Todo o estudo que envolveu a pesquisa mostrou que duas áreas tão distintas (gastronomia e letras) podem ser interligadas e trabalhadas de forma interdisciplinar. Um trabalho desta natureza é uma contribuição a todos que estão de alguma maneira ligados a estas duas ciências.
Instituição de Fomento: PIBIC-CEPE da PUC-SP
Palavras-chave: gastronomia, léxico, francês.