61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 4. História e Filosofia da Ciência
A DEFESA MÉDICA DO BRASIL CENTRAL (1917-1940)
INGRID FONSECA CASAZZA 1
NÍSIA TRINDADE LIMA 1, 2
DOMINICHI MIRANDA DE SÁ 1, 3
1. Casa de Oswaldo Cruz/ Fiocruz
2. ORIENTADOR
3. CO-ORIENTADOR
INTRODUÇÃO:
O objetivo deste trabalho é estudar em periódicos publicados nas primeiras décadas do século XX, a repercussão do relatório da expedição científica de Arthur Neiva e Belisário Penna. A referida expedição foi promovida em 1912 pelo Instituto Oswaldo Cruz por requisição da Inspetoria de Obras contra as Secas e tinha por objetivo conhecer e mapear o quadro nosológico do interior do país - o norte da Bahia, sudoeste de Pernambuco, sul do Piauí e Goiás de norte a sul. Este relatório se tornou um importante documento histórico e social e apresentou as populações rurais como habitantes de um interior doente, desconhecido e abandonado. Neste trabalho é realizada também uma análise de registros locais nas regiões percorridas pelos cientistas do Instituto Oswaldo Cruz e o inventário e levantamento de revistas e artigos de caráter médico – cientifico publicadas em Goiás e empenhadas na “defesa médica do Brasil Central”.
METODOLOGIA:
A pesquisa se concentrou na análise e fichamento dos periódicos A Informação Goiana e Norte de Goiás, bem como na localização de novas fontes sugeridas pela pesquisa nos referidos periódicos. A realização de leituras complementares também foi importante para uma melhor compreensão teórica. O meu acesso às fontes de pesquisa se deu nos acervos da Fundação Biblioteca Nacional, na Biblioteca do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, no Arquivo Histórico do Itamaraty e no acervo do Núcleo de Informação em História das Ciências Biomédicas e da Saúde, no Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ. Também realizei levantamento de periódicos no acervo da Casa de Ruy Barbosa.
RESULTADOS:
O levantamento, sistematização e análise de fontes sobre o saneamento rural e a repercussão do relatório da viagem de Neiva e Penna foi realizado em diversos periódicos, inclusive em novas revistas que descobrimos no próprio decorrer da pesquisa. O resultado mais importante obtido no meu trabalho de pesquisa foi a análise do periódico A Informação Goiana. O estudo deste periódico, além de ter contribuído apresentando novas críticas ao relatório Penna-Neiva e discursos “locais” contrários a idéia do sertão doente e da urgência do saneamento rural, colaborou também ao permitir o surgimento de novas questões e sugerir a pesquisa em outras fontes. Considero importante destacar também os resultados da pesquisa no periódico Norte de Goiás pois estes possibilitaram identificar o diálogo e questões afins entre A Informação Goiana, outros periódicos locais e algumas instituições goianas empenhadas com o mesmo objetivo de “defesa médica do Brasil Central”.
CONCLUSÃO:
A partir de meus resultados de pesquisa é possível afirmar a existência da mobilização de uma elite goiana em prol dos “interesses da colônia goiana na capital da República”.É possível pensar também que os intelectuais goianos que refutavam o discurso destes cientistas e o movimento pelo saneamento rural não negavam o modelo de país que estava sendo proposto. Buscavam mostrar que embora carecessem de alguns aspectos que eram por ele reivindicados, não estariam numa situação absurdamente diferente da encontrada em muitas outras regiões do país. Ao denunciarem as injustiças que o Estado de Goiás sofria por parte do Governo Federal, assim como as “inverdades” que estavam sendo divulgadas, sobretudo quanto à salubridade do Estado, os intelectuais goianos acreditavam estar legitimando e reforçando sua busca por maior participação política.
Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: periódicos, expedições científicas, movimento sanitarista.