61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 5. Serviço Social da Saúde
PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA E AO USO DE NARCÓTICOS E ENTORPECENTES: PANORAMA DE AÇÃO SOCIAL DA SEGURANÇA PÚBLICA DO AMAZONAS - PREVINE
Ana Paula Souza da Silva 1
Fábio Rodrigues 1
1. INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZÔNIA - IESA/FMF
INTRODUÇÃO:

Viver em um mundo complexo, traz desafios e para nele se obter êxito, torna-se necessário conhecimento e capacidade para enfrentá-lo. O presente estudo objetiva apresentar  informações sobre o Programa de Redução à Violência e ao uso de Narcóticos e Entorpecentes (PREVINE), programa  da  Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas. Procurando expor a preocupação sobre a temática, procurar-se-á identificar os benefícios que esse programa traz à sociedade, verificando inclusive as principais maneiras de prevenção às drogas e à violência.

METODOLOGIA:

O PREVINE proporciona uma metodologia própria e moderna para que educadores, policiais civis, militares, profissionais da saúde, adolescentes, religiosos e comunitários em geral passam lidar com a problemática em questão. Quanto à natureza é uma pesquisa qualitativo-quantitativa. Como qualitativa procura entender o significado daquilo que se pesquisa, indo além de dados técnicos e numéricos, olhando a fundo os problemas para encontrar soluções favoráveis. Como quantitativa mensura as opiniões na coleta e tratamento dos dados, utilizando-se de recursos da estatística descritiva. Segundo Oliveira (2006), as pesquisas que se utiliza de abordagem qualitativa possuem a facilidade de poder descrever a complexidade de uma determinada hipótese, analisar a interação de certas variáveis e compreender os processos dinâmicos experimentados por grupos sociais De acordo com Lakatos (2007), a abordagem quantitativa, resulta de procedimentos cuidadosos e não apressados, assim como os dados devem ser, quanto possível, expressos com medidas numéricas.

RESULTADOS:
Entre os resultados obtidos, os mais importantes foram: 1) ter apresentado a contribuição no processo de mudança, criação ou formação de opiniões sobre a intervenção social e educativa da prevenção à violência e ao uso de narcóticos entre adolescentes de todas as camadas socioeconômicas e compreender em maior grau de profundidade, a interpretação das particularidades dos comportamentos ou atitudes dos indivíduos violentos e viciados em drogas. Assim a ação social do Programa PREVINE da Segurança Pública do Estado do Amazonas tem buscado a participação das entidades de educação e da saúde pública alcançando um êxito dificilmente esperado por muitos. Os pais já desanimados com esses jovens passaram a seguir as normas desenvolvidas pelo PREVINE, alcançando, pouco a pouco uma nova fé na recuperação paulatina desse jovem.
CONCLUSÃO:
Após os dados  coletados na pesquisa de campo, as conclusões mais importante nesta etapa do projeto PREVINE foram as seguintes.  Aos estabelecimentos de ensino foram enviados o resultado da pesquisa bibliográfica, documental e de campo, incluindo um estudo sistematizado sobre a violência e uso de entorpecentes e sua prevenção. Esse material foi desenvolvido com base em matéria publicada em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, isto, é, material acessível ao público de forma geral. Foram enviados, também, documentos, a respeito desse objeto de estudo. Bem como,  referências de livros para ajudar ao Programa  PREVINE. Notou maior interesse pela prevenção, pela cura do que o desespero e/ou a insensibilidade.
Instituição de Fomento: FACULDADE MARTHA FALCÃO
Palavras-chave: Previne, Violência, Ação Social.