61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
PRODUÇÃO DE CULTIVARES DE MANDIOCA PARA MESA EM DOIS SISTEMAS DE CULTIVO NO CERRADO DE RORAIMA
Guilherme Silva Rodrigues 1
José Maria Arcanjo Alves 2
Sandra Cátia Pereira Uchôa 3
José de Anchieta Alves de Albuquerque 3
Katherine Rodrigues de Arruda 4
Natália Trajano de Oliveira 1
1. Graduando em Agronomia / UFRR
2. Prof. Dr. do Curso de Agronomia / UFRR - Orientador
3. Prof. Dr. do Curso de Agronomia / UFRR
4. Aluna do Programa de Pós Graduação em Agronomia / UFRR
INTRODUÇÃO:
A mandioca (Manihot esculenta Crantz) tem como centro de origem a América, mas hoje é cultivada em diversas regiões do mundo. É uma das principais fontes de carboidratos nas camadas sociais de baixa renda. No estado de Roraima, a mandioca e seus derivados têm sido um dos sustentáculos energéticos da população, com os produtos sendo consumidos principalmente nas formas ¨in natura¨ – mandioca para mesa, farinha e goma fresca para tapioca. É tradicionalmente cultivada com o uso de poucas tecnologias. A produtividade média do Estado é de 13,3 kg ha-1, em uma área de 6.210 ha plantados (IBGE, 2007). A cultura possui elevado potencial produtivo, porém, a falta de cultivares adaptadas às diferentes condições de cultivo, práticas culturais inadequadas e o uso de material de plantio de baixa qualidade são alguns dos fatores que contribuem para a baixa produtividade no Estado. Portanto, torna-se necessário o desenvolvimento de pesquisas visando indicar cultivares de alto potencial agronômico para a região. Objetivou-se com este trabalho, avaliar os componentes de produção de dois genótipos de mandioca para mesa em dois sistemas de cultivo, em ambiente de cerrado no estado de Roraima.
METODOLOGIA:
Dois experimentos foram realizados na área experimental do CCA/UFFR, município de Boa Vista - RR. O primeiro foi instalado em agosto de 2006. Neste experimento as cultivares de mandioca foram plantadas em covas espaçadas de 1,0 m x 0,80 m, com uma maniva de 20 cm por cova. Em agosto de 2007 foi instalado o segundo experimento, em fileiras duplas (2,0 m x 0,5 m x 0,5 m). Fez-se o plantio de duas cultivares de mandioca para mesa (Aciolina e Pão) pertencentes à coleção de Germoplasma de mandioca do Departamento de Fitotecnia do CCA/UFRR em uma área de Latossolo Amarelo distrófico, já incorporado ao sistema produtivo. As colheitas foram realizadas aos sete e treze meses após o plantio, procedendo-se a escolha de plantas representativas dentro de cada parcela. Na ocasião da colheita foram avaliadas altura e diâmetro da maior haste (medido na divisão entre a cepa e a haste), massa fresca da parte aérea e das cepas, número de raízes totais e comerciais por planta, tamanho e diâmetro da maior raiz comercial, teor de matéria seca e amido das raízes, produtividade de raízes frescas em kg ha-1 e índice de colheita. Os dados das variáveis analisadas foram submetidos à análise de variância. Para a comparação das médias empregou-se o teste de Tukey a 5% de probabilidade.
RESULTADOS:
A cultivar Aciolina apresentou maior altura da planta aos sete meses nos dois sistemas de cultivo. Nos dois sistemas de cultivo, o número de raízes comerciais não se alterou nas duas épocas de colheita para a cultivar Pão. No entanto, observou-se um incremento do número de raízes da cultivar Aciolina quando colhidas aos treze meses. No sistema de fileira simples, a cultivar Aciolina apresentou maior comprimento de raiz nas duas épocas de colheita. Para as duas cultivares não se observou aumento no comprimento das raízes dos sete aos treze meses. Nos dois sistemas de cultivo, a cultivar Pão apresentou o maior diâmetro da raiz aos sete meses. A cultivar Aciolina apresentou o menor índice de colheita, pois apresentou um maior incremento na produção de raiz na colheita aos 13 meses e um maior incremento na produção de massa da parte aérea. Aos sete meses, a cultivar Pão foi mais produtiva no sistema de fileira simples (32.857 kg ha-1), no entanto a cultivar Aciolina mostrou-se superior no sistema de fileira dupla (46.858,3 kg ha-1). Quanto ao teor de amido, a cutivar Pão foi superior aos sete meses no sistema de fileira simples (29,71%) e nas duas épocas de colheita no sistema de fileira dupla (30,41% aos sete meses e 29,37% aos treze meses).
CONCLUSÃO:
De acordo com os resultados alcançados, conclui-se que: 1) as cultivares estudadas diferem entre si na maioria das características avaliadas; 2) a cultivar Aciolina apresentou maiores valores de altura da planta; 3) houve um aumentou no número de raízes comerciais da cultivar Aciolina quando colhida aos 13 meses; 4) a cultivar Pão foi mais precoce que a cultivar Aciolina no sistema de fileiras simples, podendo ser colhida para indústria e para consumo ¨in natura¨ aos sete meses; 5) a cultivar Aciolina foi mais indicada para cultivo em fileira dupla, apresentando produção de raiz superior a cultivar Pão nas duas idades de colheita; 6) o índice de colheita foi maior para a cultivar Pão nos dois sistemas de cultivo; 7) a cultivar Aciolina não alterou o comprimento de raiz dos sete aos treze meses, sugerindo que as raízes já têm definido o seu tamanho aos sete meses; 8) a cultivar Pão apresentou o maior diâmetro da raiz aos sete meses nos dois sistemas de cultivo, não havendo incremento no diâmetro aos treze meses.
Instituição de Fomento: PIBIC - CNPq
Palavras-chave: Manihot esculeta, produção, teor de amido.