61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 4. História e Filosofia da Ciência
A COMISSÃO RONDON COMO ESPAÇO DE RELAÇÃO ENTRE O POSITIVISMO E O CIENTIFICISMO NAS FIGURAS DE ALÍPIO DE MIRANDA RIBEIRO E MARECHAL RONDON
Mariáh dos Santos Martins 1
Maria José Veloso da Costa Santos 2
Silvia Ninita de Moura Estevão 3
1. Bolsista FAPERJ, Museu Nacional/UFRJ
2. Profª Mestre/ UFRJ/ Orientador
3. Arquivo Nacional/ Orientador
INTRODUÇÃO:

Com o intuito de dar continuidade e ampliar a análise e interpretação dos documentos do arquivo pessoal do zoólogo Alípio de Miranda Ribeiro (1874-1939), custodiados pela Seção de Memória e Arquivo do Museu Nacional/UFRJ, apresenta-se o estudo que analisa a relação profissional e pessoal entre o zoólogo e o então chefe da Comissão de Linhas Telegráficas Estratégicas do Mato Grosso ao Amazonas, Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-1958).

A Comissão de Linhas Telegráficas Estratégicas do Mato Grosso ao Amazonas, conhecida como Comissão Rondon, foi formada com o intuito de dar continuidade ao projeto de desenvolvimento do interior do Brasil com a expansão de linhas anteriormente iniciadas. Porém outras atividades foram valorizadas como as atividades da História Natural. Nesse ponto destaca-se a atuação de Alípio e do Museu Nacional/UFRJ, já que muitos de seus funcionários participaram de diferentes momentos da Comissão, nas expedições ou nas pesquisas realizadas no próprio Museu a partir dos materiais colhidos.

No presente trabalho pretende-se compreender que a empreitada na qual essas duas figuras iniciam sua relação, a Comissão Rondon, não tinha um significado apenas profissional, mas também um desejo e uma responsabilidade para com a Ciência e/ou com a Humanidade.

 

METODOLOGIA:

A metodologia utilizada na pesquisa consistirá, basicamente, na análise e contextualização de determinados documentos integrantes do arquivo pessoal de Alípio de Miranda custodiado pelo Museu Nacional/UFRJ no período de atividade da Comissão.  Destacam-se, entre eles, a caderneta de campo do naturalista Miranda Ribeiro, na qual registrava objetivos e expectativas da missão, assim como os artigos do titular decorrentes dessa experiência e a intensa correspondência a partir daí trocada entre Rondon e Miranda Ribeiro, na qual fazem considerações sobre a conjuntura, trocam informações e tomam providências, criando vínculos que se aprofundariam ao longo do tempo.

RESULTADOS:

Espera-se, com a pesquisa, reconstituir parte da atuação e visão de ambos os atores de grande significado no cenário do pensamento social nas primeiras décadas do século XX. A Comissão Rondon foi de importância especial para o Museu Nacional como um todo, auxiliando diretamente o crescimento das coleções e publicações da Instituição. As correspondências entre os dois personagens revelaram em grande parte uma preocupação com o cenário sociopolítico. Mesmo sem serem partidários em muitas idéias os dois homens foram capazes de compartilhar projetos profissionais e uma amizade até o final de suas vidas.

CONCLUSÃO:

Alípio de Miranda Ribeiro foi um homem da Ciência por excelência e suas práticas estão atreladas à história da mesma. O encontro com Candido Mariano da Silva Rondon auxiliou grandemente seus anseios. A Comissão de Linhas Telegráficas Estratégicas do Mato Grosso ao Amazonas não alcançou os êxitos esperados com relação às linhas telegráficas em si, porém seu alcance nas Ciências Naturais foi primordial por ser um avanço nos modos da pesquisa brasileira e um caminho a manutenção do Museu Nacional. As correspondências relativas ao encontro dessas duas figuras revelam a riqueza desse assunto e devem ser divulgadas amplamente no meio científico e para a sociedade.

Instituição de Fomento: FAPERJ
Palavras-chave: Ciência, Positivismo, Rondon.