61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
A DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA POPULAÇÃO DE BOA VISTA: DIFERENÇAS INTERNAS NAS QUATRO ZONAS URBANAS
MARCELO MENDES ALMEIDA 1
PAULO ROGÉRIO DE FREITAS SILVA 1
1. DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA - UFRR - UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
INTRODUÇÃO:
INICIAMOS ESSA DISCUSSÃO DESTACANDO QUE O NOSSO TEMA DE PESQUISA É ANALISAR COMO SE DISTRIBUI A POPULAÇÃO NA CIDADE DE BOA VISTA - RORAIMA. OBJETIVA-SE VERIFICAR EM QUE ZONAS E CONSEQÜENTEMENTE BAIRROS, ESTÁ MAIS CONCENTRADA A POPULAÇÃO. ESSE TRABALHO JUSTIFICA-SE DEVIDO AO GRANDE CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO OCORRIDO NOS ÚLTIMOS VINTE ANOS, QUANDO A POPULAÇÃO URBANA DE BOA VISTA PASSA DE 120.157 HABITANTES NO ANO DE 1991 (IBGE, 1991) PARA 197.098 NO ANO DE 2000, (IBGE, 2000), ALCANÇANDO 244.971 HABITANTES NA CONTAGEM REALIZADA PELO IBGE EM 2007.
METODOLOGIA:

REALIZAMOS LEVANTAMENTO DE DADOS CENSITÁRIOS EM ORGÃOS COMPETENTES. APLICAMOS QUESTIONÁRIOS E REALIZAMOS ENTREVISTAS, QUANDO FIZEMOS NOSSOS TRABALHOS DE CAMPO OBJETIVANDO OBSERVAR A PAISAGEM URBANA DE BOA VISTA  

RESULTADOS:
ANTECIPAMOS QUE, A DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO NA MANCHA URBANA DE BOA VISTA SEGUE UMA SÉRIE DE CONDICIONANTES E SE APRESENTA DIFERENCIADA NO QUE SE REFERE A SUA QUANTIDADE NO ESPAÇO URBANO. A CAPITAL RORAIMENSE É SUBDIVIDIDA EM QUATRO ZONAS URBANAS: NORTE, SUL, LESTE E OESTE, CONCENTRANDO 53 BAIRROS. NO CENTRO RESIDEM 4.858 PESSOAS, NA ZONA LESTE SE CONCENTRAM 5.693 HABITANTES E QUATRO BAIRROS, SENDO A MENOS HABITADA E EM SEGUIDA VEM A ZONA SUL COM 12.434 HABITANTES E CINCO BAIRROS, E A ZONA NORTE COM 22.922 HABITANTES, COM SEIS BAIRROS. A ZONA OESTE É A MAIS HABITADA, POIS CONCENTRA 200.537 PESSOAS E 37 BAIRROS, ISTO É, MAIS DE 75% DA POPULAÇÃO URBANA DE BOA VISTA. DESTACAMOS QUE O IBGE AO DIVULGAR A POPULAÇÃO POR BAIRROS E ZONAS DA CAPITAL, TRABALHA COM UM TOTAL DE 246.444 HABITANTES URBANOS E 3.409 RURAIS, DIFERENCIANDO DO VALOR DIVULGADO PELA CONTAGEM GERAL NO QUE SE REFERE A POPULAÇÃO URBANA, COMO DEMONSTRADA ANTERIORMENTE. DESSA FORMA, QUESTIONAMOS: POR QUE OCORRE ESSA GRANDE CONCENTRAÇÃO POPULACIONAL NA ZONA OESTE, COM MAIS DE 75% DA POPULAÇÃO ALI CONCENTRADA?
CONCLUSÃO:

INICIALMENTE, DESTACAMOS QUE ENTRE OS ANOS DE 1987 E 1990, HOUVE A MAIOR CORRENTE MIGRATÓRIA JÁ REGISTRADA EM RORAIMA, COM A CORRIDA DO OURO PARA OS GARIMPOS DO ESTADO, QUANDO A CAPITAL DOBROU O SEU NÚMERO DE HABITANTES. O QUE ACONTECEU É QUE QUANDO OCORREU A PROIBIÇÃO DO GARIMPO NA ÉPOCA DO GOVERNO COLLOR, MUITOS GARIMPEIROS OPTARAM EM PERMANECER NA CIDADE, E SE ASSENTARAM NA PERIFERIA, CRIANDO UM GRANDE BOLSÃO DE POBREZA. DECERTO ESSE CRESCIMENTO DESORDENADO “PARA O OESTE” SEGUE UMA DINÂMICA INDUZIDA DE MANEIRA NÃO DIRETA. TAMBÉM PODEMOS ELENCAR QUE ATUALMENTE, DEVIDO A ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA QUE OCORRE NA ZONA LESTE, CRIANDO UMA ÁREA HABITADA POR PESSOAS DE ALTO E MÉDIO PODER AQUISITIVO, HÁ, CONSEQÜENTEMENTE, UMA SEPARAÇÃO ESPONTÂNEA OU INDUZIDA, POIS MUITOS AO BUSCAREM ADQUIRIR SEUS TERRENOS OU CASAS, LEVAM EM CONSIDERAÇÃO OS PREÇOS PRATICADOS. ENTÃO, BOA VISTA PODE SER MAPEADA PELAS OCUPAÇÕES DISTINTAS DO SOLO. OS BAIRROS DA ZONA OESTE TÊM VALORIZAÇÃO INFERIOR QUANDO COMPARADOS A OUTROS PONTOS DA CIDADE. NESSA ZONA RESIDE ENTÃO A POPULAÇÃO ASSENTADA, BEM COMO AQUELA QUE REALIZOU A OCUPAÇÃO POR INVASÕES, MAS, DE QUALQUER FORMA, PREDOMINAM NELA, PRINCIPALMENTE PESSOAS DE BAIXO PODER AQUISITIVO. OS MORADORES DESSAS ZONAS COLOCAM QUE A RAZÃO MAIOR DE SUA PERMANÊNCIA NESSES BAIRROS OCORRE DEVIDO ÀS POLÍTICAS DOS GOVERNOS QUE PROMOVERAM OS ASSENTAMENTOS.

Instituição de Fomento: UFRR UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
Palavras-chave: DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO, ZONA URBANA, BOA VISTA.