61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 7. Sociologia
A CULTURA JOVEM COMO INSTRUMENTO DE ANÁLISE SOCIOLÓGICA
Giovani Leonardo Schiavini 1
1. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
INTRODUÇÃO:
As diversas formas de agrupamento juvenil têm despertado os olhares das Ciências Sociais em função da riqueza de elementos e possibilidades de análise que elas propiciam. Objetivada a desvendar a relação entre estes grupos juvenis e a sociedade, de um modo geral, a pesquisa nos remeteu à busca da relação existente entre indivíduo e cultura.
METODOLOGIA:
Para tanto, foram pesquisados 79 jovens, participantes das atividades do Bloco de Pedra, uma oficina de percussão gratuita e aberta que é realizada todos os sábados na Escola Estadual Professor Antônio Alves Cruz, situada no distrito de Pinheiros, no município de São Paulo. Foram relacionadas informações sobre esses jovens com os conceitos de capital cultural, social e econômico, postulado por Pierre Bourdieu ao longo de suas obras.
RESULTADOS:
Como resultado percebemos que o estilo de vida, adotado por esse tipo de cultura jovem, nada mais é do que a forma aparente desta relação entre indivíduo e cultura.
CONCLUSÃO:
A expressão de dessa relação não seria possível se estes agrupamentos não existissem. Isso porque tais formas de agrupamento são as principais responsáveis pelas possibilidades de objetivação das práticas individuais que, por sua vez, são resultantes das experiências vivenciadas nas relações socializantes pelas quais o jovem passou até a sua participação no grupo.
Instituição de Fomento: PIBIC-CEPE
Palavras-chave: Juventude, Sociabilidade, Relações Sociais.