61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 5. Probabilidade e Estatística
DESENVOLVIMENTO DE FUNÇÕES EM PACOTES ESTATÍSTICOS PARA O PLANEJAMENTO E ANÁLISE DE EXPERIMENTOS
Daniele Tôrres Rodrigues 1
Andre Luis Santos de Pinho 1
Eliza Cristina Morais Pereira 1
Carla Almeida Vivacqua 1
Carlos Raphael Araújo Daniel 2
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte
2. Universidade Federal de Pernambuco
INTRODUÇÃO:
Nos dias atuais é de fundamental importância para se alcançar resultados mais rápidos e precisos a utilização da informática. Por isso, o uso de um software específico, facilitando a entrada dos dados e a obtenção de resultados, é primordial, principalmente se for um software livre, o que implica nenhum gasto para a sua utilização, reduzindo os custos da pesquisa ou estudo. O objetivo do estudo é apresentar os comandos utilizados na análise dos principais planos experimentais existentes e elaborar funções que facilitem a manipulação de alguns destes.
METODOLOGIA:
A metodologia do projeto está baseada na utilização de um software estatístico, de uso livre e código aberto, R. Além disso, o R tem a capacidade de se adaptar a uma variedade de casos que podem surgir na prática, permitindo a criação de funções de uma forma fácil e intuitiva.
RESULTADOS:
A seção de resultados apresenta aplicações das funções do R em bancos de dados provenientes de experimentos de cada um dos principais planos experimentais, mostrando como estes devem ser inseridos no programa e de que forma a saída é apresentada ao usuário. Além da apresentadas formas de análise utilizando mecanismos já disponíveis no software, assim como outras funções geradas para solucionar casos específicos, ressaltando a facilidade em inserir novas funções de acordo com as necessidades do estudo.
CONCLUSÃO:

Este trabalho demonstrou brevemente, com exemplos, algumas maneiras de utilização do software R no planejamento e análise estatística de experimentos, além da capacidade de se adaptar a uma variedade de casos que podem surgir na prática, permitindo a criação de funções de uma forma fácil e intuitiva. Especificamente, trabalhou-se com a análise de experimentos fatoriais, completamente aleatorizados e aleatorizados em blocos completos, e foi criada uma função que apresenta vários resultados importantes em um experimento, como a ANOVA e a análise gráfica dos resíduos, de uma forma objetiva e completa.

 

 

 

 

Instituição de Fomento: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: Planejamento de experimentos, R, Fatorial.