61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 2. Medicina - 3. Clínica Médica
Estudo de mutações de P53 e PTPN 11 na Síndrome Mielodisplásica
Flávio Araújo Borges Júnior 1
Sara Teresinha Olalla Saad 1
Fabíola Traina 1
Tereza Ike 1
Maria Teresa Almeida 1
1. Hemocentro ,Unicamp
INTRODUÇÃO:

As Síndromes Mielodisplásicas (SMD) constituem um grupo heterogêneo de desordens hematopoiéticas clonais, caracterizadas por hematopoiese ineficaz, medula óssea hipercelular e presença de citopenias no sangue periférico (anemia, neutropenia e plaquetopenia) e risco de evolução para leucemia mielóide aguda. A fisiopatogenia desta doença ainda não está elucidada. Anormalidades cromossômicas são comuns em SMD, e a presença de mutações em genes supressores de tumor e proto-oncogenes tem sido investigada, dentre estes, os genes P53 e PTPN11. O PTPN11 é responsável pela codificação da SHP-2, fosfatase que regula a ativação da p21 RAS por fatores de crescimento ativados. Assim, alterações neste gene podem levar à perda dos mecanismos de controle da proliferação celular. A proteína P53 atua como supressor de tumores, pois participa na interrupção do ciclo celular, quando há algum dano no DNA e na apoptose . É descrito que mutações neste gene são freqüentes em leucemias e que ocorrem em 10% dos pacientes com SMD. As mutações descritas no P53 ocorrem geralmente nos éxons 5, 6, 7 e 8. Dessa forma, torna-se interessante o rastreamento de mutações no PTPN11 e no P53 em pacientes com SMD na tentativa de elucidar a fisiopatogenia da doença e se a presença de mutações nesses genes podem contribuir para a sua evolução.

 

METODOLOGIA:

A pesquisa de mutação para os dois genes foi feita através de rastreamento de mutações em éxons específicos de cada gene, utilizando métodos de amplificação do DNA por  PCR para os exons 5,6,7 e 8 do gene P53 e para o exon 3 PTPN11,sendo as reações processadas em aparelho ciclador de temperatura (Perkin Elmer-Cetus).Em seguida,realizou-se o rastreamento via dHPLC ,utilizando o equipamento Wave, Transgenomics, Omaha, Neb para detectar a formação de heteroduplex decorrente de substituições nucleotidícas encontradas nos fragmentos de DNA amplificados.Posteriormente fez-se seqüenciamento de DNA, para todas aquelas amostras que apresentaram a  formação de picos indicativos de mutações.

RESULTADOS:

Nossos resultados mostram a ocorrência de mutações no gene P53 em 5 pacientes sendo que um paciente apresentou mutações em 2 éxons.Em relação a este gene foram encontradas duas amostras AREBt com substituição C >T (Pro > Val ),no exon 5,códon 152; um caso de AR com substituição C>T, no exon 6 códon 291 (Arg>Cys), um caso AREBt com substituição de G>C ,presente no exon 7 , códon 178 (Lis> Asn) e uma substituição G>C, no exon 8, códon 272 ( Val>Lis) em amostra AREBt . A respeito do gene PTPN11 encontrou-se apenas uma amostra de paciente apresentando mutação,identificada  pela inserção C,exon3 , no códon 287 (Lis>Pro) em caso de AR.

CONCLUSÃO:

Em conclusão, nossos resultados preliminares indicam maior freqüência de mutações em P53 em pacientes com AREBt . Este fato, somado à presença de mutação no PTPN11 num paciente com AR corrobora a hipótese de que alterações no gene P53 estariam relacionadas a uma progressão leucêmica das mielodisplasias enquanto que  modificações no gene PTPN11 estariam associadas aos estágios iniciais da doença.

Instituição de Fomento: PIBIC/CNPq
Palavras-chave: mielodisplasia, P53, PTPN11.