61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 8. Fisioterapia e Terapia Ocupacional - 1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional
ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE DO TRABALHADOR
Pedro Luis da Silva Galvão 1
Rosa Ladi Lisboa 1
Carmem Lúcia Colomé Beck 1
Maria Saleti Vogt 1
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
INTRODUÇÃO:
Toda atividade coletiva leva seus participantes a assumirem papéis em determinados momentos e trocá-los em outros, de acordo com as necessidades, e é a partir dessas situações que surgem as possibilidades de vivenciar práticas interdisciplinares. Essa tem sido ferramenta efetiva para a concretização dos processos de educação em saúde junto as profissionais Agentes Comunitárias de Sáude. Para um melhor desempenho das atividades dos trabalhadores em saúde é fundamental buscar a qualidade de vida em seu dia-a-dia. Desse modo, nosso estudo propõe relatar que atividades integradas podem enriquecer as práticas educativas junto às Agentes Comunitárias de Saúde (ACS).
METODOLOGIA:
Promovem-se ações interdisciplinares que visam a educação para a saúde na vida diária, com freqüência quinzenal em duas unidades de saúde do município de Santa Maria/RS, a Kenedy e a São José, e envolve acadêmicos e docentes dos cursos de Fisioterapia e de Enfermagem da UFSM/RS, uma enfermeira responsável de cada unidade e, como sujeitos, as Agentes Comunitárias de Saúde. A escolha das unidades se dá por serem locais onde a universidade realiza aulas práticas e projetos de extensão. As ações são planejadas conjuntamente, os temas são abordados de modo a favorecer a participação descontraída de todos, os assuntos são apresentados de modo informal com linguagem acessível, são proporcionados momentos de reflexão crítica e, também, atividades lúdicas e de trocas afetivas. Como exemplo, cita-se o encontro que contemplou sobre cuidados com a postura corporal, orientações de alongamento e relaxamento, uso de roupas, calçados e materiais adequados às atividades e discussões sobre o bem-estar dos trabalhadores no aspecto psicossocial.
RESULTADOS:
Observou-se grande motivação e participação ativa por parte das ACS com os assuntos tratados. Foi bastante discutida a dificuldade em se manter na postura adequada durante o trabalho, o grande esforço físico para atender a totalidade da micro-área e, também, as noites mal dormidas que refletem em dor e desconforto no dia seguinte, o cansaço advindo da dupla jornada, pois há filhos e família para atender. Ainda, comentaram sobre o calçado inadequado para o desempenho no trabalho, sobre uma alimentação não balanceada por grande parte delas. Além disso, há cobrança dos moradores por visitas periódicas, o que, segundo elas, nem sempre é possível.
CONCLUSÃO:
Justifica-se esta ação interdisciplinar pelo reconhecimento da necessidade de se olhar a população trabalhadora a partir da integralidade, para se analisar e conhecer mais profundamente as condições laborais dos Agentes Comunitários de Saúde que são o elo entre os serviços de saúde e a comunidade. E a partir disso, com mais eficiência se propor estratégias de intervenção que despertem para o auto-cuidado de saúde e para a qualidade de vida no dia-a-dia do trabalho. Como um importante resultado, pode-se destacar o trabalho interdisciplinar que vem sendo desenvolvido entre a Fisioterapia e a Enfermagem de forma objetiva e enriquecedora para ambas as áreas, além de ter ser muito valorizado pelas ACS.
Instituição de Fomento: Fundo de Incentivo a Extensão - FIEX/UFSM
Palavras-chave: Agentes Comunitários de Saúde, Fisioterapia do Trabalho, Enfermagem do Trabalho.