61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
Distribuição de invertebrados terrestres e suas relações com O NÚMERO DE ÁRVORES nUMA Reserva Florestal NA AMAZÔNIA CENTRAL
Ericarlos Rocha do Nascimento 1
Elizabeth Franklin 1
1. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA
INTRODUÇÃO:

Os invertebrados do solo podem ser utilizados no monitoramento ambiental, por possuírem alta diversidade e abundância e serem fáceis de coletar. Os meso-invertebrados do solo (< 2 mm), respondem rapidamente às mudanças do ambiente e são afetados pelas características do solo, vegetação e serapilheira. Na Amazônia, poucos estudos enfocaram a distribuição destes invertebrados em escala representativa de uma reserva ecológica. Este estudo foi realizado na grade permanente utilizada pelo Programa de pesquisas em biodiversidade (PPBio/INPA/MCT), instalada na Reserva Florestal Adolpho Ducke, km 26 da Rodovia AM 010 (02˚ 53’S e 59˚ 58’ W). A reserva está servindo como modelo em vários estudos dentro do PPBio, para estabelecer padrões de distribuição de invertebrados e de outros animais. Os resultados podem contribuir para elaboração de subsídios para proteção da reserva devido a sua proximidade a áreas urbanas e por possuir ecossistemas representativos da floresta tropical de terra firme.

Investigamos os padrões de abundância e distribuição de meso-invertebrados ao longo de um gradiente de solo e topografia em uma meso-escala de 25 km2, assim como as relações dos principais grupos de invertebrados com o número de árvores na reserva Adolpho Ducke.

METODOLOGIA:
A coleta dos meso-invertebrados foi realizada entre junho e outubro de 2006, em 27 parcelas de 250 m, espaçadas 1 km entre si  Cinco amostras foram coletadas em cada parcela, com uma sonda (3,5 x 3,5 cm) introduzida 5 cm no solo. Os invertebrados foram extraídos em aparelho de Berlese-Tullgreen, separados e identificados com auxílio de uma lupa, classificados em Classe, Ordem, Sub-Ordem ou Família. Os Hymenoptera foram ainda separados em Formicidae e outros e a a Sub-Classe Acari em Subordem Oribatida e outros Acari.
RESULTADOS:
Registramos um total de 4.037 invertebrados, distribuídos em 27 grupos taxonômicos, presentes em todos os transectos. Os grupos mais abundantes foram Acari Oribatida, outros Acari e Collembola, representando 86% do total de meso-invertebrados, e estão distribuídos em todos os transectos ao longo do gradiente na reserva. Além dos ácaros, os Arachnida foram ainda representados por Araneae, Opilionida, Pseudoscorpionida e Schizomida. Dentre os Hexapoda, as ordens mais abundantes foram Coleoptera, Diptera, Diplura, Hemiptera, Isoptera e Psocoptera. Os Myriapoda foram representados por Diplopoda, Chilopoda, Pauropoda e Symphyla. As correlações com o número de árvores foram feitas com os três grupos mais abundantes (Acari Oribatida, outros Acari e Collembola). Transformamos os dados de densidade total dos animais em log (x+1) para normalizar a variância. A variável ambiental analisada para as correlações foi o número de árvores, que foram divididas em oito classes de acordo com o  diâmetro (DAP) do tronco: classe 1, árvores com DAP entre 0 a 10 cm; classe 2, entre 11 a 20 cm; classe 3, entre 21 a 30 cm; classe 4, entre 31 a 40 cm; classe 5, entre 41 e 50 cm; classe 6, entre 51 a 60 cm; classe 7, entre 61 a 70 cm; classe 8, ≥ 71 cm. O número de Acari Oribatida (r2= 0,428 ; p= 0,026) e outros Acari (r2= 0,437 ; p= 0,023) foram positivamente afetadas pelo número de árvores com DAP de 21 a 30 cm, mas negativamente afetadas pelo número de árvores com DAP de 61 a 70 cm, sugerindo a sensibilidade deste grupo para monitorar mudanças ambientais, mesmo quando classificados em grandes grupos taxonômicos.
CONCLUSÃO:

Não detectamos gradiente de resposta na população de Collembola, possivelmente porque este grupo necessite de uma identificação em nível de espécies para que a correlação possa ser observada.

Instituição de Fomento: CNPq, FAPEAM e PPBio
Palavras-chave: Arthopoda, Mesofauna do solo, Berlese – Tullgreen.