61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 3. Bioquímica - 1. Biologia Molecular
ANÁLISE E COMPARAÇÃO DAS PROTEÍNAS SECRETADAS PELA Chromobacterium violaceum E Chromobacterium  violaceum albina QUANDO COLOCADA EM SITUAÇÃO DE ESTRESSE
Diogo Pereira Castro 1, 3
Luiz Lozano 2
Patricia Puccinelli Orlandi 3
1. Universidade do Estado do Amazonas/UEA
2. Centro de pesquisa em Animais Peçonhentos/ FMT-AM
3. Laboratório de Biodivesidade em Saúde/ILMD – FIOCRUZ
INTRODUÇÃO:

A Chromobacterium violaceum (C.V.) é uma bactéria Gram-negativa e aeróbica facultativa, encontrada no solo e água de regiões tropicais e sub-tropicais. Estudos Genômicos mostraram uma variedade de genes com propriedades farmacológicas, biotecnológicas e industriais. Com isso uma análise proteômica deve transformar o conhecimento sobre o potencial da C.V.. Este estudo teve como objetivo comparar as proteínas secretadas pela C.V. e C.V. albina (incapaz de produzir violaceína) em condições adversas de estresse para futura caracterização e utilização das mesmas em ensaios biológicos contra bactérias, fungos e parasitas.

METODOLOGIA:

Para isto, foi observado o crescimento das cepas ao longo de 48 horas (h) em meio LB a 35°C, sendo as fases de crescimento identificadas. Estresses de crescimento foram então realizados em três meios (LB, M9 e Glicose) e pHs, temperaturas, sendo as alíquotas coletadas nos estágios identificados. Tais amostras foram submetidas a uma extração protéica total, por precipitação com acetona. Estas foram quantificadas e padronizadas em géis 2D. Então analisadas em um programa de bioinformática Platinum 6.0 (GE).

RESULTADOS:
Com elaboração da curva de crescimento foi observado que no pico de 7 h as duas cepas estão iniciando a fase exponencial, às 19 h a fase estacionária e às 34 h a fase de declínio. Até o momento foi realizada uma pré-análise por comparação no programa de bioinformática, dos picos de 7 h e 19 h no meio LB, 35°C, pH 7.0. Foi observada uma notável semelhança de expressão protéica, pois entre um total de 236 e 139 spot, respectivamente nos picos de 7 h e 19 h, 57 spot semelhantes foram encontrados em ambas as horas. Na comparação dos picos de 7 h e 34 h no meio LB, 35°C, pH 7.0, foi encontrado 44 spot semelhante.

 

CONCLUSÃO:

O objetivo da análise em comparação de diferentes estresses é conhece quais as proteínas que apresentam atividade antimicrobiana, antiparasitária e antifúngica. Novas análises serão realizadas com os demais estresses de crescimento, para futura identificação de proteínas com diferentes potenciais biotecnológicos.

Instituição de Fomento: FINEP, FAPEAM, CNPQ, ILMD – FIOCRUZ.
Palavras-chave: Proteoma, Bidimensional, Chromobacterium violaceum.