61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 5. Medicina Veterinária - 5. Reprodução Animal
O CRESCIMENTO DO FOLÍCULO DOMINANTE BOVINO PRÓXIMO DA DIVERGÊNCIA É INTERROMPIDO PELA INJEÇÃO INTRAFOLICULAR DO FATOR DE CRESCIMENTO FIBROBLÁSTICO-10 (FGF10).
Luis Fabiano Felice Possebon 1
Bernardo Garziera Gasperin 1
Rogério Ferreira 1
João Francisco Coelho de Oliveira 1
José Buratini Jr 2
Paulo Bayard Dias Gonçalves 1
1. Laboratório de Biotecnologia e Reprodução Animal - BioRep, UFSM
2. Departamento de Fisiologia, Instituto de Biociências, UNESP
INTRODUÇÃO:
O Fator de Crescimento Fibroblástico-10 (FGF10) é expresso pelos oócitos e células da teca em folículos antrais bovinos, sendo sua expressão negativamente correlacionada aos níveis de estradiol no fluido folicular. Seu receptor (FGFR2IIIB) é expresso pelas células granulosas murais e do cumulus e pelo corpo lúteo. Quando adicionado ao cultivo de células da granulosa, o FGF10 diminui a secreção de estradiol e a expressão de receptores tipo II de angiotensina.O objetivo deste estudo foi testar a hipótese de que o FGF10 atua como um inibidor do desenvolvimento do folículo dominante próximo da divergência em bovinos
METODOLOGIA:
Dezoito vacas cíclicas foram submetidas a um protocolo hormonal a fim de induzir uma nova onda de crescimento folicular. Os animais que responderam ao tratamento tiveram seus ovários monitorados diariamente através de ultra-sonografia e quando o maior folículo atingiu um diâmetro entre 7-8 mm foi realizada uma injeção intrafolicular de PBS (grupo controle; n=3) ou FGF10 recombinante humano nas concentrações de 100 ng/mL (grupo FGF100; n=4) ou 1000 ng/mL (grupo FGF1000; n=3). O volume injetado foi calculado baseado no volume de fluido folicular utilizando uma equação de regressão linear, obtendo-se assim, a concentração adequada no interior do folículo. Depois dos tratamento os animais foram monitorados diariamente através de ultra-som durante três dias para avaliar o efeito da injeção intrafolicular de FGF10 sobre a dinâmica de crescimento folicular.
RESULTADOS:
A injeção intrafolicular de FGF10 nas doses de 100 ou 1000 ng/mL interromperam o crescimento folicular quando comparado ao grupo controle (P<0.01). Todos os folículos do grupo FGF1000 ng/mL entraram em atresia após a injeção intrafolicular. No entanto no grupo FGF100 ng/mL, apenas um folículo injetado manteve o crescimento.
CONCLUSÃO:
Os resultados deste experimento sugerem que o FGF10 atua como um importante fator regulador do crescimento folicular antral em bovinos.
Instituição de Fomento: CAPES, CNPq, FAPESP, PPGMV-UFSM
Palavras-chave: Fator de crescimento fibroblástico-10 (FGF-10), Divergência folicular, Bovinos.