61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 6. Química Inorgânica
 Síntese e caracterização de complexos macromoleculares de rutênio impregnados com nanopartículas de prata e ferro para uso medicinal
Raphael Antonio de Camargo Serafim 1
Gabriela Gava Sonai 1
Rosiana Rocho Rocha 1
Karen Segala 1
Rosilene Linhares Dutra 1
César Vitório Franco 1
1. UFSC
INTRODUÇÃO:

A incorporação de prata e ferro em matriz polimérica tem sido proposta visando dar a estes materiais propriedades anti-sépticas e super paramagnéticas, tornando-os atraentes na confecção de dispositivos hospitalares.

O objetivo desse trabalho é sintetizar as nanopartículas de prata e as nanopartículas de ferro magnético (magnetita) estabilizadas com ácido oléico, investigando suas propriedades físico-químicas e impregnando-as posteriormente, em terpolímeros macromoleculares com centro metálico de rutênio como reagente de partida para a preparação de micro esferas poliméricas. O foco de nossa atenção é investigar suas propriedades, antisépticas e superparamagnéticas.

METODOLOGIA:
As nanopartículas de prata foram obtidas por redução química usando NaBH4 como redutor e citrato de sódio como estabilizante e em seguida foi realizada a transferência de fase das mesmas para meio orgânico. As nanopartículas de ferro, foram obtidas por meio da coprecipitação em meio aquoso alcalino dos íons Fe2+ e Fe3+ e posteriormente submetidas a um tratamento superficial com ácido oléico. A síntese do complexo trans-[RuCl2(vpy)4], via precursor azul de rutênio é baseada no trabalho de Franco et al. com modificações no processo. A síntese das micro esferas poliméricas foi baseada no trabalho de Oliveira et al. com modificações.
RESULTADOS:

Através da microscopia eletrônica de transmissão (MET), as dimensões nanométricas das partículas de prata foram determinadas em meio orgânico e monitoradas por espectroscopia UV-vis. O espectro UV-visível da dispersão de nanopartículas de prata revelou uma banda simétrica na região de 400 nm que corresponde a absorção da superfície de plasma ressonante (SPR) de partículas esféricas de prata.

A ação antimicrobiana nos terpolímeros poli-{trans-[RuCl2(vpy)4]-sty-vpy} com e sem nanopartículas de prata foi testada usando os microorganismos Staphilococcus aureus (ATCC-6538) e Escherichia coli (ATCC-25922), conferido o alo de inibição bacteriológica no terpolímero impregnado.

Até o momento foram obtidas as prováveis nanopartículas ferromagnéticas (magnetita) e verificado as suas propriedades superparamagnéticas, faltando a devida caracterização por microscopia eletrônica de transmissão, o que está em fase de andamento.

As microesferas produzidas são fortes promessas de aplicabilidade no tratamento por embolização. A incorporação de monômeros complexos de trans-[RuCl2(vpy)4] na matriz polimérica das microesferas confere o controle da rugosidade superficial, o que torna a coagulação mais eficaz.
CONCLUSÃO:

A dimensão das nanopartículas de prata foi confirmada pela análise de MET e UV-vis. Já para as nanopartículas de ferro não foi possível a confirmação em tamanho nanométrico. 

A análise microbiológica, confirmou a propriedade antimicrobiana do material impregnado com nanopartículas de prata. As micro esferas poliméricas impregnadas com emulsão de ferro magnético porém, não apresentou propriedades magnéticas.

Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: complexo de rutênio, nanopartículas de prata, nanopartículas de magnetita.