61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
EFEITOS DE NÍVEIS DE IRRIGAÇÃO NA PRODUTIVIDADE DE GENÓTIPOS DE TRIGO (Triticum aestivum).
Thiago Rodrigues Ramos Farias 1
Maria Lucrécia Gerosa Ramos 1
Caio Aurélio Cardoso Nunes 1
Walter Quadros Ribeiro Júnior 2
1. Universidade de Brasília
2. Embrada Cerrados - CPAC
INTRODUÇÃO:

O futuro da pesquisa está relacionado com tecnologias para valorizar a conservação e eficiência no uso da água, assim como o solo. Portanto, pesquisas ligadas ao melhoramento vegetal devem buscar novos materiais com melhor aproveitamento da água disponível no solo.

            O Brasil hoje é o maior importador de trigo do mundo, logo atrás do Egito, pois compra anualmente seis milhões de toneladas para suprir as suas necessidades de consumo interno, que chega a dez milhões de toneladas. Um grande desafio futuro para o melhoramento de trigo está em obter ganhos genéticos alcançados em sistemas de alta tecnologia para aqueles sistemas de baixa tecnologia, como é o caso do cultivo em sequeiro no cerrado brasileiro.

METODOLOGIA:

O experimento foi desenvolvido no centro de pesquisa agropecuária do cerrado (Embrapa – CPAC), localizado em Planaltina-DF. Sobre um latossolo Vermelho-escuro foram feitos todos os procedimentos agrícolas habituais na camada arável do solo, no qual foram cultivadas, entre os meses de maio e outubro de 2007, as seguintes cultivares: PF89375, Aliança, BRS234, Brilhante, PF0220337, BRS264, PF020062, BH1146 e BR18.

            Os níveis de água aplicados pelo método line source, onde se irriga por aspersão em linha central, os materiais foram submetidos a um gradiente hídrico de pŕoximo a zero, no tratamento com maior nível de déficit, até 500mm no nível máximo de tratamento de irrigação.

RESULTADOS:

Como parâmetro de comparação foram gerados gráficos com curvas polinomiais, o valor de “B” (inclinação da curva), será a chave da avaliação. Sendo que quanto menor o valor de B, mais tolerante será o genótipo avaliado.

            Entende-se que os genótipos tolerantes devem possuir mais de um mecanismo que favorece a tolerância à seca. A resistência ao alumínio, profundidade de raiz, área foliar e cerosidade são exemplos de mecanismos que podem permitir a resistência à climas secos.
CONCLUSÃO:
Analisando as curvas polinomiais e os valores das respectivas inclinações, nota-se que os cultivares Aliança, PF0220337, PF89375, Brilhante e BRS 234 como mais resistentes à seca do que os genótipos BRS264, PF020062, BR18 e BH1146, Pois demonstraram sensível redução produtiva no tratamentos de maior estresse quando comparados com os respectivos valores produtivos no tratamento com irrigação máxima.
Palavras-chave: Trigo ("Triticum aestivum"), Cerrado, Estresse Hídrico.