61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 13. Parasitologia - 5. Protozoologia de Parasitos
Quimioterapia Combinada: uma abordagem para otimização terapêutica da doença de Chagas
Diego Menezes 1
Marcus F. Oliveira 2
Marcos A. Vannier-Santos 1
1. Instituto Gonçalo Moniz- Fundação Oswaldo Cruz/Bahia
2. Instituto de Bioquímica Médica- Universidade Federal do Rio de Janeiro/ RJ
INTRODUÇÃO:
Estima-se que a doença de Chagas afete aproximadamente 18-24 milhões de pessoas, levando ao óbito cerca de 50.000 indivíduos por ano, principalmente nas Américas do Sul e Central, onde 25% da população encontra-se em risco de contrair a doença. O Trypanosoma cruzi apresenta grande diversidade biológica entre cepas, o que causa grande heterogeneidade na respostas aos medicamentos adotados atualmente na prática clínica. Adicionalmente, estes apresentam baixa eficiência e consideráveis efeitos colaterais, sendo, portanto, de fundamental importância o desenvolvimento de fármacos mais efetivos e/ou de combinações que apresentem efeitos sinergísticos. Uma estratégia terapêutica alternativa na quimioterapia da doença de Chagas, de total interesse do nosso grupo, é o planejamento racional de drogas que inibam os sistemas antioxidantes.  Neste contexto, o POD-1 um inibidor do balanço redox foi testados isoladamente e em combinação com o benzonidazol. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo investigar os mecanismos promotores de estresse oxidativo do T. cruzi, baseando no uso de combinações de antagonistas de sistemas antioxidantes com fármacos pró-oxidantes.
METODOLOGIA:
Para tanto, foram utilizadas epimastigotas do T. cruzi da cepa Y, cultivados em meio LIT, a 26°C, por 72 h. Para avaliar a atividade do POD-1 isolado e em combinação com o BENZ, empregamos diversas metodologias, tais como: TBARS (substâncias reativas ao ácido tiobarbitúrico), que avalia peroxidação de lipídeos, a redução MTT, para avaliar a função mitocondrial e a citotoxicidade em macrófagos peritoneais, a sonda H2DCFDA que quantifica a geração de radicais livres, a técnica de Ellman que dosa tióis livres e as microscopias eletrônica de transmissão e varredura, para as analises ultraestruturais.
RESULTADOS:
A mitocôndria e o retículo endoplasmático foram às organelas mais afetadas, estas apresentavam dilatações acentuadas. As mitocôndrias apresentaram depósitos eletrondensos, fragmentação do k-DNA e redução significativa na sua função. Foi observado um aumento de 3 vezes no valor da peroxidação lipídica e da geração de radicais livres, bem como a diminuição significativo de tióis livres. Observou-se uma inibição da proliferação in vitro com IC50 de: 4,7 µM para o POD-1, 2,7 µM paro o BENZ e 1,18 µM para a combinação. Os compostos não apresentaram toxicidade em valores acima de 40 vezes as concentrações do IC50.
CONCLUSÃO:
A partir da análise dos resultados é possível inferir que o POD-1 é capaz de inibir a sobrevivência do T. cruzi, devido ao aumento do estresse oxidativo. Sendo este inibidor pronunciadamente potencializado quando em combinação com o BENZ. Sugerindo assim, que tal combinação é altamente promissora para otimização da quimioterapia na doença de Chagas
Instituição de Fomento: FIOCRUZ/PIBIC-CNPq e PDTIS
Palavras-chave: Trypanosoma cruzi, Doença de Chagas, Quimioterapia.