61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 12. Neurociências e Comportamento - 1. Neurociências e Comportamento
TIANEPTINA, NUTRIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA NERVOSO: EFEITOS SOBRE A DEPRESSÃO ALASTRANTE EM RATOS
Paula Catirina Pereira da Silva Germano 2
Monara Kaélle Cruz Angelim 2
Desirré Duda de Oliveira 2
Luciana Maria Silva de Seixas Maia 3
Rubem Carlos Araújo Guedes 2
Ângela Amâncio dos Santos 1
1. Departamento de Fisiologia e Farmacologia - UFPE
2. Departamento de Nutrição - UFPE
3. Departamento de Histologia
INTRODUÇÃO:
Após a fecundação, o crescimento e o desenvolvimento do cérebro ocorrem com grande intensidade (período de crescimento rápido do cérebro ou período crítico) e essa fase pode ser influenciada pelo sistema serotoninérgico (Whitaker-Azmitia et al., 1996). Neste trabalho será utilizado a tianeptina, um facilitador seletivo da recaptação de serotonina (Mennini, 1987). Dados da literatura têm demonstrado que a estimulação do sistema serotoninérgico exerce um efeito antagônico sobre a depressão alastrante cortical (DAC; Guedes et al., 2002 e Amancio-dos-Santos et al., 2006). Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar se a diminuição dos níveis cerebrais de serotonina durante o período de crescimento rápido do sistema nervoso poderia afetar o funcionamento eletrofisiológico cerebral, facilitando a deflagração e/ou a propagação da DAC. Isto permitiria a complementaridade de uma linha de pesquisa já iniciada pelos pesquisadores envolvidos e ampliaria o conhecimento referente à participação do sistema serotoninérgico no desenvolvimento do sistema nervoso, bem como nos mecanismos da DAC.
METODOLOGIA:
Ratos nutridos da linhagem Wistar foram injetados, s.c., do 2º ao 24º dia de vida ou com tianeptina (5 ou 10 mg/kg/dia; grupos NT5 e NT10, respectivamente), ou com volume equivalente de solução salina (grupo NS). Os animais eram pesados diariamente e aos 25-30 dias de vida, submetidos ao registro eletrofisiológico da DAC. Esta era deflagrada pela aplicação de KCl 2% na superfície do córtex frontal e o registro (eletrocorticograma e variação lenta de voltagem) era obtido em 2 pontos no córtex parietal. Após um período de 4 horas, o animal era sacrificado e seus encéfalos retirados e pesados. A velocidade da DAC era calculada com base na distância entre os dois eletrodos de registro e o tempo gasto pela DAC para percorrer essa distância. ANOVA, seguida do teste de Tukey, foi utilizada nas análises estatísticas. Era considerado um valor de P£0,05.
RESULTADOS:
A administração sistêmica de tianeptina reduziu o peso corporal dos animais. Diferenças significantes foram encontradas no 14º dia de vida para ambos os grupos tratados e no 21º dia de vida para o grupo NT5. O peso encefálico não foi afetado pelo tratamento farmacológico . Quanto ao fenômeno eletrofisiológico, a tianeptina aumentou a susceptibilidade à DAC de forma dependente da dose. Quando comparado com o grupo controle (NS), esse aumento foi significativo nas três primeiras horas de registro para o grupo NT5 e em todas as horas, para o grupo NT10.
CONCLUSÃO:
Com base nos dados apresentados concluímos que o tratamento precoce com tianeptina reduziu o peso corporal, mas não afetou negativamente o peso encefálico. Além disso, o tratamento sistêmico com tianeptina durante o aleitamento aumentou a velocidade de propagação da DAC em ratos nutridos. Os dados reforçam achados anteriores quanto à participação antagônica de mecanismos serotoninérgicos sobre o fenômeno eletrofisiológico da DAC.
Instituição de Fomento: FACEPE, PROPESQ/UFPE
Palavras-chave: Depressão alastrante, Tianeptina, Sistema nervoso.