61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 1. História da Cultura
MAIO DE 1968: O CINEMA E SUA HISTÓRIA, QUARENTA ANOS DEPOIS
André Vinicius Mossate Jobim 1
Alexandre Maccari Ferreira 1
Camila dos Santos 1
Cirilo Nunes da Silva 1
Diorge Alceno Konrad 1
1. Universidade Federal de Santa Maria
INTRODUÇÃO:
O objetivo deste trabalho, que faz parte do projeto ‘Ciclos de Cinema Histórico’, é enfocar as representações cinematográficas associadas à conjuntura do maio de 1968, aludindo aos quarenta anos desse momento histórico e os seus desdobramentos políticos, sociais e culturais.
METODOLOGIA:
A literatura que existe sobre a conjuntura de acontecimentos do Maio de 1968 já é bastante vasta, ainda que esteja em formação e já possua muitas perspectivas distintas. Os diferentes momentos históricos que chegam até a data em questão, assim como seus desdobramentos, são matérias de diversos livros e filmes. No caso específico, as obras cinematográficas utilizadas comportam, em especial, elementos das décadas de 1960 e 1970, os quais marcaram época por sua inovação estética no que se refere ao cinema, ao mesmo tempo em que procuram representar o período. A reflexão sobre as questões culturais, da juventude, da política e da sociedade possuirão especial espaço neste trabalho, assim como a paixão pelo cinema.
RESULTADOS:
A análise das obras acerca da conjuntura sócio-histórica do Maio de 1968, com o fim de enfatizar seus aspectos estéticos, culturais e políticos, é resultante não somente de uma demanda de discussões acadêmicas e midiáticas, já que 2008 foi o ano em que se celebrou os 40 anos de tais eventos, mas também de sua influência sobre a sociedade como um todo, desde seus códigos sociais até sua cultura cinematográfica. Observamos que os filmes que retratam este período, assim como resultantes desta mesma época, possuem diferenciadas análises e enfoques, seja pelo suporte musical, seja pela influência de fatos históricos – como a Guerra do Vietnã e os movimentos étnicos, como os Panteras Negras – ou então das reflexões filosóficas e ideológicas que questionassem a ordem vigente desde então.
CONCLUSÃO:
A recuperação e a elucidação da memória de Maio de 1968 são importantes tanto para o entendimento do Mundo dos anos 1960 e 1970, particularmente acerca das representações cinematográficas, quanto para seu legado na sociedade contemporânea.
Instituição de Fomento: FIEX - Fundo de Incentivo a Extensão
Palavras-chave: Cinema, História, Maio de 1968.