61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 1. Silvicultura
METODOLOGIAS PARA PROPAGAÇÃO CLONAL DE Cordia trichotoma (Velloso) Arrabida ex Steudel (Boraginaceae)1
Linéia Roberta Zen 1
André Tiago dos Santos 1
Manoela Mendes Duarte 1
Adriana Tourinho Salamoni 1
Luciano Denardi 1
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
INTRODUÇÃO:
Mesmo com o desmatamento, observado em todas as regiões do Brasil, espécies arbóreas de interesse econômico ainda são encontradas em remanescentes florestais do Rio Grande do Sul. O louro-pardo (Cordia trichotoma) é uma das árvores mais promissoras para a produção de madeira. A forma do fuste, reto e com ramos verticilados relativamente estreitos, é das principais características no que diz respeito ao aproveitamento da madeira. Pela importância do louro-pardo para a silvicultura Sul-rio-grandense, o presente trabalho justifica-se visando desenvolver uma metodologia eficiente de produção de clones da espécie, além de se avaliar o poder germinativo das sementes coletadas de matrizes pré-selecionadas.
METODOLOGIA:

O presente trabalho foi desenvolvido no viveiro do Departamento de Engenharia Florestal do Centro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sul (CESNORS) da UFSM. Para tanto, selecionou-se duas matrizes de Cordia trichotoma (Vellozo) Arrabida ex Steudel. 1º experimento: estacas foram coletadas submetidas aos tratamentos: sem folhas, com 2-4 folhas e folhas pela metade. O experimento foi realizado em casa de vegetação e sobre rustificação (sombrite 50%). Seis tratamentos: dois sistemas (casa de vegetação e rustificação) x três tipos de estacas, dez repetições por tratamento. Avaliou-se a porcentagem de estacas enraizadas e com brotações. 2º experimento: estacas com folhas pela metade submetidas aos tratamentos: 0, 4000 e 8000 mg.L-1 de AIB (ácido indolbutírico), sendo o estaqueamento realizado em casa de vegetação. Três tratamentos e quatro repetições por tratamento, cada repetição quatro estacas. Teste de germinação: 216 sementes coletadas da matriz semeadas em casa de vegetação. Diariamente avaliou-se germinação, considerando semente germinadas quando se observou emergência dos cotilédones. Estaqueamento e semeadura foram feitos em tubetes de 150 cm3, substrato Mecplant.

 

RESULTADOS:

No primeiro experimento observou-se maior percentual de brotos nas estacas da área com sombrite (50%). Nesta área, maiores percentuais de brotos foram observados nas estacas com meia folha (70%) e com folhas inteiras (50%). Na casa de vegetação, ao contrário, estacas sem folhas foram as que apresentaram maior percentual de brotações (50%). No segundo experimento não foi observado efeito do AIB no enraizamento das estacas, entretanto, houve formação de brotações. A concentração de 4000 mg.L-1 foi a que apresentou o maior número de brotações. Houve formação de calos nas estacas. Entretanto, em nenhum dos experimentos houve formação de raízes. Em relação a germinação das sementes de louro-pardo, observou-se que a mesma iniciou a partir do 40º dia depois da semeadura e estabilizou aos 100 dias, com 5 plântulas emergidas no total, sendo considerada baixa a taxa germinativa.

CONCLUSÃO:

Em todos os tratamentos de estaquia houve a formação de novos brotos a partir das gemas axilares. Os melhores resultados foram observados nas estacas com meia folha, submetidas a rustificação e na concentração de 4 g.L-1 de AIB. Em nenhum dos tratamentos houve a formação de raízes. Sugere-se, portanto, outros experimentos com vistas à indução do enraizamento. A taxa germinativa das sementes coletadas foi baixa.

 

Instituição de Fomento: Fipe/UFSM
Palavras-chave: Cordia trichotoma , estacas, AIB.