61ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 9. Engenharia Mecânica
Redesenho e Construção de um Equipamento de Ensaio de Escovação Dentária
Cristiano Scheuer 1
Leonardo Nabaes Romano 1
Alexandre Dias Silva 1
Roselaine Pozzobom 1
Raquel Pachaly 1
Luciano Becker 1
1. Universidade Federal de Santa Maria
INTRODUÇÃO:
O presente projeto teve como propósito a melhoria (retrofit) de um equipamento existente na UFSM destinado à realização de ensaios de escovação dentária, uma vez que o mesmo encontra-se em desuso e obsoleto, não atendendo aos requisitos de seus usuários. 
METODOLOGIA:
A metodologia adotada para a elaboração do projeto é baseada em Romano (2003) e Pahl et alii (2005) e decompõe-se em quatro fases. Primeiramente é gerada uma lista de requisitos obtida a partir da abstração das necessidades dos usuários, constituindo a fase de Projeto Informacional. Na fase seguinte, Projeto Conceitual, é feita a identificação dos problemas essenciais, definição da função global e subfunções, elaboração, combinação e seleção dos princípios de solução e determinação da concepção. Posteriormente, na fase de Projeto Preliminar é realizado o detalhamento dos conjuntos mecânicos e eletro-eletrônicos, dimensionamento, seleção de materiais e de componentes. A quarta e última fase, Projeto Detalhado, compreende a construção do equipamento, a realização de testes e ajustes, bem como são determinadas as especificações técnicas acerca da utilização do equipamento.
RESULTADOS:

Frente às necessidades dos usuários, o equipamento redesenhado apresenta capacidade para escovar dez corpos de prova simultaneamente, com a utilização de qualquer tipo de escova dentária. A máquina é composta pelos conjuntos: estrutural; transmissor de energia; medidor do número de ciclos de escovação; fixador das escovas e, fixador das amostras dentárias. O conjunto de transmissão de energia é dotado por um motor elétrico, de baixa rotação, de ½ CV de potência, por duas polias, um eixo excêntrico e por um par de engrenagens cilíndricas de dentes retos. O conjunto de medição é constituído por um dispositivo contador de ciclos de escovação que, através de um sensor de eletro-óptico, mede o número de deslocamentos da mesa móvel. O conjunto de fixação dos corpos de prova é composto por uma base rosqueada e pelo canal de escoamento do dentifrício, ambos de material PVC. Após a fabricação, foram realizados testes funcionais que indicam que o projeto atingiu o seu objetivo.

CONCLUSÃO:
Considerando o novo leiaute da máquina e, tendo em vista os testes realizados com o protótipo e os ajustes feitos no equipamento, conclui-se que o redesenho da máquina, vem a contemplar as necessidades apontadas pelos usuários. Após sua utilização, algumas modificações foram realizadas, visando o seu melhoramento.
Palavras-chave: Ensaios, Escovação Dentária, Máquinas Especiais.