61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial
TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO: ENFOQUE MULTIDISCIPLINAR A RESPEITO DO PAPEL MATERNO
Karine Sefrin Speroni 1
Katiane Sefrin Speroni 2
1. Universidade Federal de Santa Maria/Centro de Educação/ Educação Especial
2. Centro Universitário Franciscano/ UNIFRA/ Curso de Enfermagem
INTRODUÇÃO:

O presente trabalho objetiva discutir a importância do papel materno no desenvolvimento da criança que possui transtornos globais do desenvolvimento, utilizando para isso enfoque  do campo da saúde e educação. Para tanto, utiliza como referencial teórico, principalmente, os seguintes autores: Vasques (2008), Coll (2005) e Baptista (2002) e Kupfer (1989). Desse modo, a presente pesquisa busca investigar através das fontes bibliográficas a importância do vínculo mãe-bebê apresentando diferentes concepções no campo da educação, psicologia e enfermagem. Além disso, pretende-se verificar a possível relação entre tais áreas do saber quanto à temática supracitada. Assim, a presente pesquisa busca proporcionar esclarecimento a respeito do papel materno e sua importância para desenvolvimento da criança, principalmente para sujeitos que possuem transtornos globais do desenvolvimento. De modo a servir de base para outros estudos pelo fato de proporcionar uma visão ampla da temática e sua abordagem nas diferentes áreas.

 

METODOLOGIA:

Através de uma experiência prática, surgiu a necessidade de procurar fontes bibliográficas que explicassem o papel materno e suas contribuições para o desenvolvimento da criança que possui transtornos globais do desenvolvimento. Desse modo, fazendo interlocução entre diferentes áreas que retratam essa temática, dentre elas: psicologia, enfermagem e educação. Buscamos investigar aspectos relacionados aos cuidados básicos e função social materna para desenvolvimento cognitivo e psicossocial da criança que possui transtorno global do desenvolvimento. Para tanto utilizaremos CID 10 para caracterizar o transtorno global do desenvolvimento, bem como Vasques (2008), Coll (2005) e Baptista (2002). Além disso, utilizamos nessa pesquisa autores que descrevem o vínculo mãe-bebê sob enfoque da saúde e educação, principalmente, Kupfer (1989).

RESULTADOS:

Podemos evidenciar, através dos pressupostos teóricos utilizados na pesquisa,  que o papel materno é importantíssimo para desenvolvimento infantil, considerando desde o cuidado até a construção da identidade do sujeito. Principalmente em crianças que possuíam transtornos globais do desenvolvimento, por apresentarem características particulares quanto seu desenvolvimento cognitivo e psicossocial e verificamos que relação da mãe é de suma importância já que característica principal dessa patologia está associada a não identificação do eu. Nesse sentido, através de experiência prática de estudo, podemos relatar que as diferentes áreas do saber compreendem a relação mãe bebe como primordial ao desenvolvimento infantil, visto que é a primeira relação social de interação do sujeito com o mundo. Através dessa relação que sujeito conhece o mundo e conhece a si  mesmo. Uma vez que toda relação afetiva se dá a partir do cuidado e transcende a ele, pois o papel materno representa o primeiro meio de interação do sujeito com o mundo. Portanto através desse estudo bibliográfico, podemos compreender a dinâmica relação mãe-bebê através de diferentes campos do saber, ou seja, saúde e educação, obtendo como resultado a percepção de que os pressupostos teóricos das duas áreas convergem para percepção de que a relação mãe e filho transcende o cuidado de modo que é compreendida como fundamental para desenvolvimento psíquico  de toda da criança, principalmente, sujeitos que possuem transtornos globais do desenvolvimento.

CONCLUSÃO:

A função materna não se estende apenas ao cuidado, mas também representa a primeira relação do sujeito com o mundo. Podemos evidenciar que  as diferentes áreas do saber focam ao mesmo discurso: o vínculo mãe - bebe garante, também no caso da criança que tem transtorno global do desenvolvimento, reconhecimento das funções sociais e da construção da psique.  Através dos autores apresentados no estudo, podemos compreender como se dá o vinculo mãe-bebê e a importância dessa relação para desenvolvimento global da criança, principalmente em crianças que possuem transtornos globais do desenvolvimento, uma vez que essa patologia é caracterizada, principalmente pela falta de interação social com o meio (objetos e das pessoas). Por fim, o presente estudo possibilitou uma visão multidisciplinar a respeito da temática, de modo que nos possibilitou conhecimento de diferentes abordagens, que convergem ao mesmo princípio: a relação materna transcende ao cuidado é de fundamental importância para construção da identidade no sujeito.

 

 

Instituição de Fomento: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
Palavras-chave: transtornos globais do desenvolvimento, educação, saúde.