61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial
PROGRAMA DE INCENTIVO AO TALENTO- PIT- ABARCANDO O DESENVOLVIMENTO DOS DIFERENTES POTENCIAIS DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
Priscila Fonseca da Silva 1
Karine Sefrin Speroni 1
Tatiane Negrini 1
Miriam de Oliveira Maciel 1
Carla Hosda 1
Soraia Napoleão Freitas 1
1. Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria/ UFSM
INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem o objetivo de ressaltar a importância de um atendimento pedagógico específico a alunos com características de altas habilidades/superdotação a afim de que esses sujeitos tenham seus potenciais e habilidades desenvolvidos por atividades que condigam com seus múltiplos interesses e suas reais capacidades. O modelo tradicional de ensino, que vigora em muitas Instituições escolares, tende a dar ênfase a atividades relacionadas apenas a algumas áreas do conhecimento, culturalmente mais valorizadas, como a lógico-matemática e lingüística. Com isso, o desenvolvimento de outras inteligências, como a cinestésico-corporal (GARDNER, 1996), são relegadas a um segundo plano frustrando o aluno que não desenvolve seu potencial nesta área e prejudicando o avanço do nosso país que perde um grande talento.
METODOLOGIA:
O presente trabalho deriva das atividades de Enriquecimento Curricular realizadas pelo projeto de extensão “Programa de Incentivo ao Talento-(PIT)” que está ligado ao projeto de pesquisa intitulado “Da identificação à orientação de alunos com características de altas habilidades” ambos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa Educação Especial: Interação e Inclusão Social (GPESP) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).  O PIT realiza atendimento a alunos identificados como tendo características de altas habilidades/superdotação uma vez por semana, aos sábados, no turno da manhã, em uma escola pública da cidade. O método de atendimento baseia-se no Modelo Triádico de Enriquecimento (RENZULLI, 2004) que consiste em três Tipos de Atividades, são elas: Tipo I experiências exploratórias gerais; Tipo II atividades de aprendizagem que auxilia o aluno a aprender “como fazer”, introduzindo técnicas de pesquisa nas áreas de interesse e por fim o Tipo III que são projetos desenvolvidos pelos alunos com o objetivo de investigação e criação de um produto novo. Neste sentido, além de outras atividades, foram realizadas duas oficinas de Tai Chi Chuan que visou, principalmente, a percepção e desenvolvimento da inteligência cinestésico- corporal (GARDNER, 1996) desses alunos.
RESULTADOS:
Constatamos que as atividades de enriquecimento desenvolvidas pela equipe do PIT, em parceria com o Programa de Educação Tutorial –PET- da UFSM bem como, com acadêmicos e professores de áreas diversas do conhecimento, que são convidados, esporadicamente, para ministrarem oficinas aos alunos participantes do projeto tem sido de grande valia. São inúmeras as vantagens percebidas no que se refere ao desenvolvimento integral dos alunos com características de altas habilidades/superdotação, pois as crianças têm apresentado progresso nas questões referentes  ao seu auto- conceito, interação com seus pares e desenvolvimento social, maior autonomia e independência para a tomada de decisões, desinibição para expressar suas  opiniões e maior nível de criatividade. Além, principalmente, de apresentarem um desempenho escolar satisfatório tendo em vista que suas áreas de interesses são consideradas e incentivadas e suas habilidades ressaltadas pelo PIT refletindo assim, no seu aproveitamento escolar.
CONCLUSÃO:
A preocupação com o desenvolvimento das Múltiplas Inteligências (GARDNER, 1996) de alunos com altas habilidades/superdotação deveria ser uma preocupação constante de todos os profissionais da educação. Tendo em vista que eles apresentam um alto potencial e inteligência superior a média da população constituindo-se em um precioso recurso humano para o impulso tecnológico e sustentável de nossa sociedade (RENZULLI, 2004). Contudo, o alto nível de inteligência não garante atitudes construtivas e socialmente corretas, pois quando há uma grande frustração desses sujeitos por eles não se sentirem estimulados conforme sua potencialidade para aprender estes podem se tornar nefastos à sociedade (SABATELLA, 2005). Oferecer atividades dinâmicas, variadas e significativas é de suma importância, tanto em áreas culturalmente mais valorizadas, mas também na área do movimento humano que é igualmente relevante, desenvolvendo assim a inteligência cinestésico- corporal de alunos que podem evidenciar um grande talento.
Instituição de Fomento: FIEX-UFSM
Palavras-chave: altas habilidades, enriquecimento curricular, cinestésica-corporal.