62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
ESCOLA AMBIENTAL ÁGUAS DO CAPIBARIBE (EAAC): REFLEXÕES DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA.
José Hildo dos Santos 1
Mônica Alves Coelho dos Santos 1
Kate Limeira Cavalcanti Jota 1
Jerrana Cantarelli 1
Alfio Mascaro Grosso 1
José Renato da Silva Filho 1
1. Secretaria de Educação, Esporte e Lazer da Prefeitura da Cidade do Recife - SEEL
INTRODUÇÃO:
A Escola Ambiental Águas do Capibaribe (barco escola) pertencente à SEEL-PR/PE, inaugurada em novembro de 2003, tem como objetivo principal promover nos participantes (professores, estudantes e visitantes), a partir de sua prática pedagógica uma (re)leitura do ecossistema aquático, componente principal da paisagem recifense. A percepção dos componentes da paisagem, a partir do direcionamento do olhar leva os participantes a uma sensibilização das questões ambientais e consequentemente a uma reflexão crítica no sentido de buscar alternativas para mudanças da realidade sócio-ambiental, tornando-se cidadãos atuantes. Mas como quantificar de fato o grau de aceitação/satisfação do projeto Escola Ambiental Águas do Capibaribe pelos envolvidos no processo? Como saber se esta é a direção certa? Como ter certeza se os objetivos propostos estão sendo alcançados? Qual o perfil dos participantes das incursões pedagógicas? Inquietos com estes questionamentos os docentes da EAAC elaboraram questionários que foram aplicados aos participantes durante as incursões pedagógicas realizadas a bordo do barco escola e objetivaram quantificar e analisar a opinião dos mesmos, respondendo assim as inquietudes dos educadores da EAAC.
METODOLOGIA:

A pesquisa foi realizada no período de julho a outubro de 2009, durante as atividades pedagógicas realizadas a bordo do barco escola. Na ocasião foram entregues questionários diferenciados a 100 participantes em função da categoria (professor, estudante ou visitante): A) Questionário para os professores: 1) Atualmente está desenvolvendo em sua escola algum projeto de EA? 2) A partir da incursão surgiu o desejo de desenvolver um novo projeto relacionado ao tema ambiental? 3) Na sua escola o projeto político pedagógico contempla a EA e há discussão sobre o tema? 4) A prática pedagógica desenvolvida na EAAC contribuirá para sua sala de aula e/ou projetos ambientais desenvolvidos na Escola?  B) Questionário para os estudantes: 1) O que você achou da aula-passeio a bordo da EAAC? 2) Você sabia que as águas da nossa cidade estavam nestas condições? C) Questionário para os visitantes: 1) Você tem conhecimento de algum projeto pedagógico semelhante a este? 2) Qual o grau de importância deste projeto para a cidade do Recife? 3) Como você avalia a prática pedagógica desenvolvida na EAAC? 4) Você já tinha conhecimento da realidade ambiental da cidade do Recife? 5) Você sensibilizou-se com as questões ambientais da cidade do Recife após a incursão pedagógica?

RESULTADOS:

A metodologia da pesquisa, com a aplicação dos questionários, foi bastante significativa, as inquietudes iniciais foram respondidas. Foi possível conhecer o grau de aceitação/satisfação do projeto EAAC pelos envolvidos no processo e o perfil dos mesmos, a prática pedagógica desenvolvida é satisfatória e os objetivos estão sendo alcançados. Os professores entrevistados lecionam em escolas municipais do Recife, 100% deles disseram que a partir da incursão surgiu o desejo de desenvolver um novo projeto relacionado ao tema e que a prática pedagógica desenvolvida na EAAC contribuirá para sua sala de aula. Os estudantes entrevistados foram os das escolas municipais do Recife, cursando o ensino fundamental, Educação de Jovens e Adultos ou Ensino profissionalizante, com idades variando entre 09 e 50 anos, 88,2% deles classificaram como ótima a aula-passeio. 91,3% dos visitantes entrevistados responderam que não conheciam projeto pedagógico semelhante ao da EAAC. Com relação ao grau de importância deste projeto para a cidade do Recife, 100% dos visitantes consideram o mesmo muito importante e 91,3% deles avaliaram como ótima, a prática pedagógica da EAAC e disseram que a incursão provocou-lhes uma sensibilização em relação à situação ambiental da cidade do Recife e de outras localidades.

CONCLUSÃO:

A prática pedagógica desenvolvida na EAAC fundamentada na percepção, sensibilização e reflexão das questões ambientais, proporciona aos participantes um caminhar para mudanças comportamentais e atitudinais.  Nos professores, é observado um desejo de realizar novos projetos de cunho interdisciplinar e transversal com ênfase na EA; os estudantes classificam como ótima a aula-passeio e os visitantes se dizem sensibilizados com a situação ambiental das águas da cidade do Recife. As respostas dos professores sobre o desenvolvimento de projetos ambientais têm um rebatimento direto sobre o conhecimento dos estudantes em relação às atuais condições ambientais do Recife, ou seja, o percentual de alunos que responderam que não conheciam estas condições ambientais é proporcional ao percentual de professores que atualmente não estão desenvolvendo nas suas escolas algum projeto de EA. Finalmente, ressalta-se que os entrevistados se mostraram satisfeitos durante a aplicação dos questionários, pois sabiam que desta forma estariam contribuindo com a pesquisa em questão. Essa pesquisa mostrou-se relevante, pois os resultados obtidos demonstram uma identificação das pessoas com a problemática ambiental da cidade, estimulando mudanças e tomadas de atitudes.

Palavras-chave: Educação ambiental, Prática pedagógica, Estratégias .