62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
CONSUMO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO INSTITUTO FEDERAL BAIANO - CAMPUS GUANAMBI BAHIA
Jane Geralda Ferreira Santana 1
Lenicio Gonçalves 2
Akiko Santos 2
1. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Guanambi
2. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
INTRODUÇÃO:
A atual crise da água que parte do mundo enfrenta denota a importância de saber usá-la. Entretanto, nas últimas décadas, vem ocorrendo um acréscimo considerável do consumo e do desperdício em todos os setores, aliado a uma degradação crescente tanto da quantidade quanto da qualidade da água disponível. No Instituto Federal Baiano - Campus Guanambi Bahia, que está inserido numa região de escassez de água, o extremo sul do estado da Bahia, a situação não poderia ser diferente. Para garantir a oferta de água para esta e as futuras gerações é necessário aprender a consumi-la de forma eficiente. Nessa perspectiva, a escola tem um papel crucial na formação de indivíduos conscientes e responsáveis, sendo necessária a abordagem do tema em todas as disciplinas de maneira integrada. Dessa forma esta pesquisa, realizada no ano de 2008, objetivou investigar como o tema água está inserido no currículo dos cursos técnicos integrados ao ensino médio; qual a percepção do professor sobre o conceito de sustentabilidade e a importância da abordagem deste conceito em sua prática pedagógica em relação ao tema água e ainda, diagnosticar, na visão dos educandos, o conceito de uso sustentável da água e a importância do conhecimento deste uso para sua formação.
METODOLOGIA:
O Instituto Federal Baiano - Campus Guanambi é uma instituição que oferece educação profissional tanto de forma integrada ao ensino médio, como subsequente. Em 2008, oferecia dois cursos integrados ao ensino médio: Agropecuária, com 203 alunos e Agroindústria, com 38 alunos. Visando compreender as questões levantadas nos objetivos esta pesquisa usou como metodologia a aplicação de questionários a 60 alunos (45 do curso de Agropecuária e 15 de Agroindústria) e ao total de professores, 24. O questionário aplicado aos alunos permitiu averiguar as suas concepções em relação aos seguintes aspectos: conceito de uso sustentável da água; abordagem do tema água sob a perspectiva da sustentabilidade, nas diversas disciplinas dos cursos de Agropecuária e Agroindústria e sua importância, na visão do aluno, para sua formação profissional. O questionário aplicado aos professores objetivou averiguar o conceito e utilização da expressão "Desenvolvimento Sustentável" em suas práticas pedagógicas e a abordagem da temática água (nas disciplinas ministradas) e sua importância, na visão do professor, para a formação do aluno. Os resultados dos questionários foram expressos na forma de porcentagem.
RESULTADOS:
A análise dos questionários permitiu concluir que, metade dos docentes abordava o desenvolvimento sustentável, que, em sua maioria, foi relacionado ao "Desenvolvimento econômico, ecológico e socialmente sustentável". A maioria afirmou abordar a água em suas disciplinas. Porém, o assunto era tratado de forma a valorizar os conhecimentos específicos de cada matéria. Aparentemente, não foi verificada uma articulação do problema com os componentes social, político e cultural que a questão exige. Novamente a maioria dos docentes afirmou ser importante a abordagem da água sob a perspectiva da sustentabilidade e a importância desta abordagem para a formação do educando. Apesar disso, verificou-se nas respostas dos alunos, que o tema era trabalhado de forma incipiente, pois a maioria afirmou que raramente o assunto era abordado pelas disciplinas. Para os alunos o conceito de uso sustentável da água está relacionado a evitar desperdícios e, com menor frequência, usar sem afetar o meio ambiente. Observou-se também que o educando considerou importante para a sua formação os conhecimentos relacionados ao uso sustentável da água, entretanto, a maior parte deles respondeu ser pouco significativa a contribuição das disciplinas cursadas no Instituto para o desenvolvimento dessa consciência.
CONCLUSÃO:
Apesar da aparente abundância hídrica, alguns locais do Brasil sofrem com a escassez de água. Cuidar desse recurso imprescindível à sobrevivência humana deve ser obrigação de todos. Acreditamos que a mudança comportamental em relação à água deva ser iniciada através do conhecimento e da informação, os quais poderão efetivar a conscientização e a ação. Existe apenas um caminho para a concretização destas: a educação, nas suas diversas formas. No entanto, ao analisar o cotidiano do Instituto Federal Baiano - Campus Guanambi observamos que a problemática não vem recebendo a merecida atenção, uma vez que o tratamento do tema se limita a abordagens restritas ao conteúdo de cada disciplina. Apesar de grande parte dos docentes conhecerem e reconhecerem a importância do desenvolvimento sustentável e do uso sustentável da água para a formação de seus alunos, fato confirmado por estes alunos, não foi verificada uma inserção significativa destes conceitos na prática pedagógica do docente. Talvez por isso o aluno tenha uma compreensão reduzida do uso sustentável da água. Transformar essa situação dependerá do compromisso de cada um com uma mudança de hábitos: de consumo, de atitudes e também de ensino em relação à água.
Palavras-chave: Água, Consumo Sustentável, Prática Pedagógica.