62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E ETNOCONHECIMENTOS: O EXEMPLO DE UM PROJETO REALIZADO EM CARNAÚBA DOS DANTAS (RN)
Walério Wagner Pinper 1
Daniella Maria Cunha Silva 1
Jane Claúdia da Silva 1
Juliane B. de Azevedo 1
Maria Patrícia de Araújo 1
Luiz Carlos Jafelice 1
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte
INTRODUÇÃO:
Desenvolvemos uma pesquisa em educação intercultural envolvendo aportes de etnoconhecimentos e intervenções educacionais para promover uma integração entre as gerações. Apesar da significância epistemológica e importância histórico-cultural daquele tipo de conhecimento, eles são desacreditados pela academia e não fazem parte dos cursos de formação de professores. O quadro daí resultante colabora para romper a linha de transmissão natural dos conhecimentos tradicionais para os mais jovens, implicando em empobrecimentos epistemológico e cultural. Neste trabalho, apresentamos ações e resultados de projeto aprovado no Edital MCT/CNPq No. 12/2006 e concluído em maio de 2009. Também explicitamos a filosofia que embasou e orientou aquelas ações.
METODOLOGIA:
O projeto foi desenvolvido em Carnaúba dos Dantas (RN) e visou integrar conhecimentos tradicionais, cultura e educação de modo vívido e atualizado junto às escolas e à comunidade. Ele envolveu duas linhas de pesquisa interconectadas: uma relativa ao levantamento de etnoconhecimentos ambientais - inclusive, portanto, os etnoastronômicos - e outra em educação intercultural. Na primeira linha, o método de trabalho foi o etnográfico (observação participante e entrevistas semiestruturadas), e o da segunda linha foi o da abordagem transdisciplinar (superação das fronteiras disciplinares). Algumas das ações empreendidas foram: pesquisa etnográfica; curso de capacitação Cultura, Meio Ambiente e Astronomia para professores daquele município; organização de aulas de campo ministradas por conhecedores tradicionais; etc.
RESULTADOS:
Alguns resultados dessas ações foram: integração crescente entre conhecedores tradicionais, professores e alunos; nossa participação na Semana Pedagógica do Município, em 2009, para ampliar o número de professores envolvidos com a proposta do projeto; redação de uma coluna mensal sobre os temas e preocupações do projeto no Jornal Carnaúba Notícias; criação da Associação de Educação e Cultura Carnaubense (EDUCAR); formação de base audiovisual de dados; criação da página do projeto na internet, para socializar métodos, orientações e resultados; dentre outros.
CONCLUSÃO:
Este projeto pode vir a ser um marco para propostas que almejem levar à prática um diálogo entre pesquisas em antropologia e em educação. Ele foi bem-sucedido na proposta de preservar o patrimônio imaterial de modo irmanado a intervenções educacionais valorizadoras do humano e integradoras das gerações, especialmente ao colocar conhecedores tradicionais como professores de professores, crianças e jovens. No presente trabalho, discutimos essa iniciativa e expomos acertos, enganos, dificuldades e sugestões práticas, com vistas a sermos úteis a quem quiser levar à prática uma proposta com esse enfoque.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Palavras-chave: Educação Intercultural, Etnoconhecimentos, Integração de Gerações.