62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 2. Geografia Regional
AGRICULTURA URBANA: COMPREENSÃO DAS CAUSALIDADES QUE TORNAM POSSÍVEL A EXISTÊNCIA DESTA ATIVIDADE NO ENTORNO DA CEASA-PE
Washington Felix de Oliveira 1
Analú Santiago da Silva 1
Claudemice Correia do Nascimento 1
Júlio César José de Santana 1
Maria Rita Ivo de Melo Machado 1
1. Universidade Federal de Pernambuco / UFPE
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa teve como objetivo central compreender as causalidades que tornam possível a existência da Agricultura Urbana na cidade do Recife, mais especificamente no entorno da CEASA-PE (Central de Abastecimento Alimentar de Pernambuco). No trabalho, destacamos a relação do produtor agrícola com a terra, que tem uma importância muito grande para ele fazendo assim uma contínua construção e manutenção da Agricultura Urbana, identificando a caracterização de urbano neste espaço. Segundo o IBGE, é considerada área urbanizada toda área de vila ou de cidade, legalmente definida como urbana e caracterizada por construções, arruamentos e intensa ocupação humana; as áreas afetadas por transformações decorrentes do desenvolvimento urbano, e aquelas reservadas à expansão urbana. Veiga (2002) comenta que a melhor expressão para o urbano, é a densidade demográfica, pois é por ela que acontecem as "pressões antrópicas" sobre o natural, artificializando o ecossistema. Percebendo que os dois conceitos se interligam devido ao fato das super construções no meio ambiente, dentro deste contexto que se apresenta o trabalho, uma atividade do setor primário (agricultura) onde predominam os demais setores. Entretanto a realidade da área em pesquisa, o entorno da CEASA-PE, apresenta característica comercial.
METODOLOGIA:
O primeiro passo foi preparar o plano de trabalho e cronograma em que foi subdividido em dois momentos: pesquisa de gabinete, que consistiu em consulta a trabalhos acadêmicos como livros, teses, dissertações e artigos científicos e de jornais relacionados ao tema dessa pesquisa e a elaboração do questionário a ser aplicado na etapa seguinte. No segundo momento realizamos a pesquisa de campo com aplicação de questionários, que foi elaborado utilizando o método dialético como uma referência de todo procedimento que fizemos para realizar essa pesquisa.
RESULTADOS:
A pesquisa teve vários resultados devido à visita a campo que foi realizada no entorno da CEASA-PE, como por exemplo, a maioria dos agricultores responderam que não são de origem interiorana, moram no município do Recife, isso quer dizer que os agricultores da área praticam a Agricultura Urbana como uma forma alternativa de renda, deixando de lado a hipótese de que os produtos cultivados são para o próprio consumo, em geral eles não são comercializado diretamente ao consumidor final, escoando assim esses produtos para a CEASA-PE, que é de fato um lugar fácil de comercializar verduras e leguminosas. A maioria dos agricultores trabalham na localidade há mais de 10 anos, mas como a terra não é deles e sim de responsabilidade da CHESF - Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, podem a qualquer momento serem expulsos da localidade, pois ela é considerada uma área de risco em função dos grilhões de energia elétrica.
CONCLUSÃO:
Com base em todos os dados coletados da pesquisa pode-se compreender que a Agricultura Urbana existe no entorno da CEASA-PE, devido a mesma ser uma área não edificante, ou seja, não é permitida a construção de elementos fixos como casas e edifícios, tornando um local amplo que facilita a produção agrícola. Identificou-se em uma área urbana um local com características de rural. Foi comprovado que existe uma fragmentação ao se estudar os termos urbano e rural. No Recife, há a junção dos dois termos. Aliada a uma demanda de consumo, essa atividade se tornou uma fonte alternativa de lucro, os produtores direcionam suas vendas na maioria para a CEASA-PE, tornando-se um comprador certo para os agricultores, perdurando essa atividade há mais de 30 anos.
Palavras-chave: Agricultura Urbana, Agricultura Comercial, Espaço.