62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 2. Comunicação e Educação
USOS: OS DOIS LADOS DE UMA MESMA INTERAÇÃO SOCIAL PERMEADA POR UMA COMUNICAÇÃO POLÍTICA
Patrícia Rakel de Castro Sena 1
Maria das Graças Pinto Coelho 1
1. Departamento de Comunicação Social / PPgEM / UFRN.
INTRODUÇÃO:
Esse estudo é a continuação da execução do projeto de mestrado "O SERTÃO POTIGUAR COMUNICA: PRÁTICAS SOCIAIS SÃO INSTITUÍDAS A PARTIR DE TRANSFORMAÇÕES NAS MIDIATIZAÇÕES", em que mostra Pau dos Ferros, como uma cidade do interior oestano do Rio Grande do Norte, vivendo hoje um conjunto de transformações sociais significativas a partir de práticas midiáticas que mediam novas políticas públicas na área de Educação Técnica e Superior. Com a implantação de políticas públicas federais de democratização do Ensino Superior, no período de 2002 a 2009, exemplificadas categoricamente através do PRO-UNI e REUNE, o fenômeno de migração dos estudantes de ensino fundamental e médio, antes existente, mudou significativamente na região em que Pau dos Ferros se faz polo. A concentração dos meios de comunicação da cidade nas mãos dos políticos, a favor destes, e o surgimento de novas midiatizações estão contribuído para a formação desta e de outras práticas sociais, reinventando e reordenando o agendamento das ideias e conceitos sobre as práticas educativas. Nosso objetivo nesta parte da pesquisa é observar essas relações de interação entre mídia, política e educação sob as perspectivas da representação social no cotidiano de Michel de Certeau.
METODOLOGIA:
Levando em consideração as ideias de usos de Certeau que nos dá o consumo dos bens culturais e materiais, como apropriações e ressignificações imprevisíveis e incontroláveis, enxergamos o contexto de Pau dos Ferros, onde o atual prefeito faz usos dos meios de comunicação para divulgar as políticas públicas de educação do governo federal como sendo conquistas municipais para barganhar aceitação da opinião pública e consequentemente, votos; mas enxergamos também um novo público consumindo essas informações e ressignificando as práticas sociais da cidade. Por isso, nosso respaldo teórico-metodológico não finda somente nos usos dos meios, mas no consumo das informações publicizadas por estes meio. Assim temos a pretensão de, num segundo momento, sob às análises da etnografia da recepção, com Stuart Hall, aplicar a técnica de coleta de dados Grupo Focal, junto aos alunos do IFRN, da UERN, e dos nono ano das escolas públicas e privadas da cidade, os quais todos juntos constituem atores-alvos das políticas de educação recém-implantadas em Pau dos Ferros e os quais são personagens-chaves no processo de ressignificação das práticas sociais a partir do consumo da comunicação política.
RESULTADOS:
Buscamos nos Estudos Culturais, a fundamentação de cultura, para compreendermos a cultura pauferrense não como um espaço simbólico de dominação e reprodução das ideias dominantes do atual prefeito Leonardo Rego, mas fundamentalmente como um lugar de luta e negociação entre diversas culturas, vinculadas a determinados estratos da sociedade. Hoje temos dois lados de uma mesma interação social: de um lado o prefeito fazendo usos dos meios que o legitimam como o "homem capaz de colocar Pau dos Ferros no rumo do desenvolvimento" (todos os dias faz uso do programa de rádio "Conversando com o Povo", que vai ao ar, às 12h, pelas Rádios Cultura AM e Obelisco FM e conta com o "apoio" da internet - os blogs que funcionam mais como uma barganha de publicidade do que como "alternativa" de produção de conteúdos midiáticos e de apropriação dos meios por parte de setores da sociedade não contemplados pela grande mídia corporativa; de uma maneira desconecta e desordenada, midiatizando o cotidiano da cidade fora do âmbito das grandes mídias, mas tentam ao mesmo tempo se incluírem no sistema corporativo midiático). E do outro lado, personagens-chaves consumindo essas informações e reordenando a formação de novas práticas sociais, segundo a visão de Certeau dialogada com os Estudos Culturais.
CONCLUSÃO:
Geradora e receptora de fluxos de informação e comunicações, Pau dos Ferros, tem se tornado espaço, onde se concentra infra-estrutura e serviços que, graças ao intenso desenvolvimento científico e tecnológico das comunicações, da informática e da indústria eletroeletrônica, permite que a vida na cidade se baseie agora, na produção, reprodução, guarda, distribuição e uso de informação. É então que reencontramos a produção de informação política-partidária, de um lado, e o consumo da população ressignificando essa informação, do outro. Dançando entre as políticas do DEM e as do Governo Federal (PT), a gestão de Leonardo Rêgo viu chegar à cidade o IFRN e a melhoria na educação do Ensino Médio e Técnico para a região do Alto-Oeste. Viu chegar também à cidade a ampliação da UERN, a possibilidade de uma futura instalação da UFERSA, a locação de duas unidades de faculdades particulares distintas (FACEP e INBRAD), além de uma migração de jovens de outras cidades para Pau dos Ferros, reelaborando o cenário da educação dos egressos dos Ensinos Médios da cidade, bem como o cenário da qualificação dos mais variados serviços e de novas as práticas sociais e consequentemente midiática. São os dois lados dos usos dos meios que permitem essa reedição da interação social na cidade.
Palavras-chave: Usos Sociais da Comunicação, Políticas Públicas de Educação, cultura-consumo.