62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 5. Medicina Veterinária - 4. Patologia Animal
DOSAGEM DE ACIDOS GRAXOS LIVRES EM OVINOS INFECTADOS EXPERIMENTALMENTE POR Trypanosoma vivax
Katyane de Sousa Almeida 1
Fagner Luis da Costa Freitas 1
Nekita Évely Ximenes Martins 1
Rosangela Zacarias Machado 2
José Hairton Tebaldi 2
Adjair Antonio do Nascimento 2
1. Laboratório de Higiene e Saúde Pública, Universidade Federal do Tocantins
2. Departamento de Medicina Veterinária Preventiva, Universidade Estadual Paulista
INTRODUÇÃO:

A infecção causada pelo Trypanosoma vivax pode acometer várias espécies de animais, principalmente bovinos e ovinos, estando sua importância no processo reprodutivo relacionada aos abortamentos e, consequentemente, a uma menor produtividade da ovinocultura. Além disso, esta enfermidade pode interferir severamente no metabolismo dos animais parasitados, o que pode resultar na síntese de produtos biologicamente ativos, como as tripanotoxinas, fosfolipase e produção de ácidos graxos livres. Entretanto, essas alterações causadas pelo T. vivax são pouco elucidadas, desta forma, o objetivo deste trabalho foi verificar as alterações na concentração de ácidos graxos livres na circulação sanguínea em ovinos infectados experimentalmente por este protozoário.

METODOLOGIA:

O experimento foi realizado no Setor de Enfermidades Parasitárias dos Animais da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal. Para formação do grupo experimental foram utilizados oito ovinos machos, com um ano de idade e sem raça definida, que passaram por um período de quarentena para avaliações clínicas e parasitológicas. Desses, quatro foram destinados ao grupo testemunho e quatro infectados por via intravenosa com 1mL de sangue com 105 tripomastigotas de Trypanosoma vivax. Foram coletados da veia jugular externa 3 mL de sangue sem anticoagulante visando à obtenção do soro para dosagem de ácidos graxos livres, quantificados por meio de kits (Wako Chemicals NEFA Company, Code 994 - 75409E, Germany), o colesterol total, o magnésio e o lipídio total hepático sendo este último determinado gravimetricamente após extração com clorofórmio-metanol a partir de fragmentos de fígado retirados dos animais infectados. A análise estatística utilizada foi o teste não-paramétrico de Wilcoxon, ao nível de 5% de probabilidade.

RESULTADOS:

Nos ovinos deste estudo foi verificado um aumento na concentração sanguínea de ácidos graxos livres, verificado pela variação nos valores obtidos 0,22 mol/dL e 0,8 mol/dL, ocorrida respectivamente, entre o dia zero e aos 120 dias após a infecção. Neste trabalho, acredita-se que houve falha na absorção de nutrientes por causa da diminuição de magnésio e, além disso, houve diminuição do colesterol total dessa forma, o organismo lançou mão de suas reservas lipídicas promovendo a lipólise, como também diminuição do lipídio total hepático, contribuindo para o aumento dos ácidos graxos livres, demonstrando que os mesmos estão associados com a taxa de mobilização de reservas lipídicas em momentos de déficit energético. Além deste fator, durante infecção por T. vivax há indícios de hidrólise de fosfolipídios resultante da ação de uma enzima presente no parasito, a Fosfolipase A, o que poderia ter levado ao aumento na concentração sanguínea dos ácidos graxos livres.

CONCLUSÃO:

Os ovinos infectados por T. vivax tiveram um aumento na concentração sanguínea dos ácidos graxos livres, constatando que o agente promove alterações metabólicas significativas nos animais acometidos pela doença.

Instituição de Fomento: FAPESP
Palavras-chave: Trypanosomatidae, Metabolismo, Ovis aries.