62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
O BLOG COMO FERRAMENTA DE AUTORIA NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
LIDINALVA DE ALMADA COUTINHO 1
SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA 1
1. CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS/UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
INTRODUÇÃO:

Com os avanços tecnológicos, percebe-se um grande interesse dos jovens pelos recursos midiáticos, dentre eles, o computador, que através das ferramentas de comunicação disponibilizadas pela Internet, favorece a interação, cooperação e colaboração em diferentes contextos sociais. Diante do exposto, detectou-se o seguinte problema de investigação, quais as contribuições do blog como ferramenta pedagógica no ensino de Matemática na formação de professores de Matemática, em Caxias?  O objetivo deste trabalho é analisar o uso pedagógico do blog no curso de Matemática Licenciatura do Centro de Estudos Superiores de Caxias/Universidade Estadual do Maranhão, bem como reconhecer a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como ferramentas potencializadoras no processo de ensino e aprendizagem de Matemática.Para tanto, é importante viabilizar um ambiente virtual de aprendizagem para apoiar as atividades relacionadas à formação inicial do futuro professor de Matemática, de forma que ele possa atuar autonomamente, com relação ao uso das TICs em sua prática docente.

METODOLOGIA:
Na metodologia utilizou-se a pesquisa bibliográfica, consultas em artigos científicos, revistas e publicações da Internet à luz de alguns teóricos que tem contribuído para uma educação de qualidade. O trabalho em epígrafe desenvolveu-se com um grupo de estudantes (Professores da Educação Básica) do curso de Matemática Licenciatura do Centro de Estudos Superiores de Caxias/Universidade Estadual do Maranhão, considerando uma amostragem de 20% do professores, correspondendo a 08 professores, que teve como base um questionário com 05 questões, das quais foram abordados os seguintes itens: conhecimento da ferramenta blog; a importância do blog como ferramenta educativa na prática pedagógica;  os impactos pedagógicos do blog na prática do professore de matemática; a utilização do blog na prática cotidiana de professor de matemática. Em seguida foi realiza uma oficina de oito horas aulas para construção de blogs
RESULTADOS:

Considerando o referencial teórico adotado neste trabalho, constatamos que nessa sociedade permeada pelas TICs, o professor assume um papel fundamental, sobretudo, como educador, precisa refletir sua prática pedagógica no sentido de criar possibilidades para instigar a aprendizagem do aluno. O que propicia novas formas de gerar e disseminar o conhecimento, convivendo com essa tecnologia, no sentido de colocá-la à disposição dos professores para uma utilização consciente e crítica. Com base na entrevista realizada verificamos que o uso pedagógico das TICs ainda é um grande desafio para professores, são muitas as dificuldades para implementação destes recursos tecnológicos nas escolas. Porém, apesar de todos os entraves, a maioria dos professores entrevistados, perfazendo um total de 90% consideram o blog como uma ferramenta pedagógica com grande potencial para envolver os alunos em um processo ensino aprendizagem de matemática mais dinâmico e prazeroso, assim, as TICs proporcionam novas reflexões, novos desafios para ingressar nesse novos espaço. O professor será o mediador dos alunos, incentivando-os para que eles possam produzir novos conhecimentos e desenvolvam projetos pessoais ou coletivos.

 

CONCLUSÃO:

Com o uso do Blog como ferramenta de autoria na produção do conhecimento Matemático, é possível acreditar na contribuição deste instrumento na formação continuada de professores de Matemática. Dessa forma, pretende-se mostrar possibilidades de utilização do blog possibilitando uma aprendizagem significativa, oportunizando a atualização e melhoria da prática pedagógica contextualizada, através da interação, colaboração e cooperação e provocando discussões acerca das Novas Tendências para o Ensino da Matemática, além de proporcionar uma troca de experiências e saberes sobre questões ligadas ao cotidiano da sala de aula de Matemática, abrindo novos caminhos para uma prática inovadora que resgate o interesse dos alunos pela matemática. E assim criar espaços dialógicos, abertos e confortáveis onde os sujeitos se expressam espontaneamente, promovendo a construção de ambientes de aprendizagem que efetivamente abrirão espaços para (re)significação de conhecimentos adquiridos ao longo do processo ensino e aprendizagem, respeitando a individualidade de cada sujeito, oportunizando aos professores novas estratégias de ensino-aprendizagem basilares para o desenvolvimento de habilidades e competências que as novas tecnologias impõe.

Palavras-chave: Blog, Formação de Professores da Educação Básica, Ferramenta pedagógica.